Seferovic marcou hoje dois dos três golos do triunfo do Benfica sobre o Vitória de Guimarães, por 3-1, e está na liderança nos melhores marcadores da I Liga portuguesa de futebol, negando simultaneamente o apuramento europeu aos vimaranenses.
Depois do ‘nulo' ao intervalo, os ‘encarnados' dominaram por completo os primeiros 15 minutos da etapa complementar e, apesar do golo de Jorge Fernandes, aos 63, asseguraram o triunfo na 34.ª e última jornada com dois golos oportunos, aos 48 e aos 58, que isolaram o avançado suíço na liderança da tabela de marcadores, antes de Everton selar o resultado aos 90+1.
Seferovic terminou a época com 22 golos, mais dois do que Pedro Gonçalves (Sporting), que está obrigado a marcar na receção ao Marítimo para conseguir a distinção de melhor marcador.
Sem influência na classificação das ‘águias', que foram terceiras, com 76 pontos, os tentos do internacional suíço definiram ainda a ‘corrida' pelo apuramento europeu, já que o Vitória manteve os 43 pontos e caiu para o sétimo lugar após o triunfo do Santa Clara sobre o Farense (4-0), falhando a presença na primeira edição da Liga Conferência Europa.
Vitória de Guimarães e Benfica proporcionaram uma primeira parte com iniciativa repartida, como indicia a posse de bola ao intervalo (51% para os ‘encarnados'), mas as ‘águias' revelaram-se mais objetivas e perigosas nas aproximações à área, ainda que sem eficácia, em consonância com o número de remates ao fim de 45 minutos (dois para os vimaranenses e oito para os lisboetas).
Com sete ‘novidades' face ao ‘onze' que derrotou o Sporting, na Luz, por 4-3, a equipa de Jorge Jesus aproveitou o espaço concedido no corredor central para circular a bola até poder visar a baliza minhota, algo que fez com perigo aos 11 minutos, com Mumin a negar o golo a Seferovic.
Perante um Vitória com quatro ‘caras novas' entre os titulares, que se aproximava com frequência, mas sem encontrar espaço para ameaçar a baliza de Vlachodimos, os ‘encarnados' continuaram mais perigosos, com Darwin a rematar com perigo, aos 21 e aos 29 minutos, antes do golo chegar apenas na segunda parte.
O Benfica mostrou-se ainda mais dinâmico após o regresso do balneário e demorou três minutos a ‘inaugurar o marcador' num ‘desenho ofensivo' que culminou na assistência de Darwin para o desvio oportuno de Seferovic com o pé direito.
O dianteiro suíço voltou a aparecer no sítio certo 10 minutos depois, para emendar de cabeça para o fundo das redes vitorianas após um desvio ao primeiro poste, consolidando a liderança da tabela dos ‘marcadores' e quase selando o ‘falhanço' europeu dos vimaranenses.
O Vitória reduziu aos 63, num cabeceamento certeiro de Jorge Fernandes após canto de Quaresma, e só ameaçou verdadeiramente a baliza contrária a partir daí, principalmente num lance de Oscar Estupiñán e noutro do recém-entrado Lyle Foster.
Com os anfitriões ‘subidos' no terreno, a formação de Jorge Jesus aproveitou para dilatar o resultado, aos 90+1, num contra-ataque concluído por Everton, com um remate cruzado e rasteiro, indefensável para Trmal.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.