O futebolista internacional sueco Henrik Larsson anunciou hoje ir abandonar a carreira a 01 de Novembro, data do final do campeonato sueco.
Com 38 anos, Henrik Larsson, um dos mais importantes futebolistas suecos de sempre, jogou no Barcelona, Manchester United e Celtic Glasgow (Bota de Ouro em 2000/01) e participou em três campeonatos do Mundo e outros tantos da Europa.
Na selecção, Larsson fez 37 golos em 106 jogos.
''Tenho 38 anos e penso que está na hora. Adorei a minha carreira e quero agradecer a todos aqueles que me apoiaram durante estes anos. Agora, é tempo de fazer alguma coisa diferente'', disse.
O jogador disse-se seguro da decisão e explicou não saber ainda como vai iniciar uma ''nova fase de vida''.
''Sempre estive ligado ao futebol e agora tenho de pensar no que vou fazer. Mas, neste momento, estou 100 por cento seguro de que vou abandonar a carreira'', sintetizou.
O director desportivo do Helsinborg afirmou, por outro lado, esperar que Larsson reconsidere a posição, já que é intenção do clube mantê-lo por mais uma temporada.
Ainda assim, Jesper Jansson disse respeitar a decisão do futebolista sueco e agradeceu o seu ''tremendo contributo'' para o desenvolvimento da modalidade.
Larsson abandonou por diversas vezes a selecção sueca e apenas regressou quando entendeu que o país necessitava do seu contributo, como no Campeonato da Europa de 2008.
O último golo que apontou pela selecção aconteceu num particular com França, em Agosto de 2008.
Durante o Europeu da Áustria e da Suíça e na qualificação falhada para o Mundial de 2010, Larsson foi incapaz de demonstrar a qualidade goleadora que o elevou ao mais altos patamares do futebol, não tendo conseguido qualquer golo.