O treinador do Benfica, Jorge Jesus, referiu hoje que o jogo de quinta-feira com o Everton, da Liga Europa de futebol, ''não é determinante'' para as aspirações do clube da Luz quanto ao apuramento.
“Não é um jogo determinante, qualquer que seja o resultado”, disse Jesus, na conferência de antevisão do encontro, a disputar quinta-feira, no Estádio da Luz, e a contar para a terceira jornada do Grupo I.
O Everton chega à Luz na liderança do agrupamento, com duas vitórias em dois jogos (seis pontos), seguido de AEK Atenas (três) e Benfica (três), enquanto o BATE Borisov é quarto e último (zero pontos).
Jorge Jesus entende que em caso de vitória “o apuramento fica mais perto”, mas acredita que a qualificação do Benfica irá decidir-se apenas na última jornada (17 de Dezembro), quando os ''encarnados'' receberem os gregos do AEK.
O treinador das ''águias'' prognostica que quinta-feira se assistirá a um bom espectáculo no Estádio da Luz, com um jogo propício a ''muitos golos'', frente a um adversário com características ofensivas (seis golos na Liga Europa).
“São fortes, com jogadores de características ofensivas. O modelo de jogo do Everton ainda tem fases que obedecem ao jogo inglês: directo e com muitos cruzamentos'', analisou o técnico do Benfica.
Jesus disse ainda encontrar semelhanças entre o Portsmouth da época passada (o qual venceu por 3-0 quando treinava o Sporting de Braga) e o Everton desta temporada e indicou o belga Fellaini e o australiano Tim Cahill como jogadores a ter em conta.
“São fundamentais na estratégia ofensiva do Everton”, sublinhou Jesus, em relação aos dois médios da equipa treinada por David Moyes.
O técnico do Benfica revelou ainda não ter intenção de poupar jogadores para o jogo de quinta-feira, por entender que até segunda-feira, quando a equipa jogar para o campeonato (com o Nacional, na Luz), existe o tempo suficiente de recuperação.
Desse modo, Jesus deverá voltar a apostar num dos seus ''favoritos'', o médio argentino Pablo Aimar, numa equipa que deverá surgir praticamente na máxima força, com os regressos de Cardozo, Ramires, Maxi Pereira ou Di Maria.
A rotatividade na baliza poderá fazer regressar Júlio César à titularidade, embora Jorge Jesus opte por não abrir o jogo e não confirmar a ideia de os três guarda-redes do plantel assegurem as diferentes competições.
Até ao momento Quim tem sido o titular na Liga portuguesa, Moreira na Taça de Portugal e Júlio César na Liga Europa.
O jogo entre Benfica e Everton, a disputar a partir das 18:00 de quinta-feira, será dirigido pelo árbitro russo Nikolay Ivanov.