loading

Europeu-2020: Hélder Cristóvão lamenta «lance de génio» que tirou Portugal do Euro-96

Uma jogada sensacional do checo Karel Poborsky, nos quartos de final do Euro96 de futebol, resultou em golo e eliminou Portugal da prova, que, ainda assim, deixou o antigo defesa luso Hélder Cristóvão "orgulhoso" pela caminhada "praticamente perfeita".

Europeu-2020: Hélder Cristóvão lamenta «lance de génio» que tirou Portugal do Euro-96

O ex-central, de 50 anos, totalista nos quatro desafios da equipa das ‘quinas' na competição organizada em Inglaterra, não esquece o "lance de génio" protagonizado pelo médio da República Checa, que driblou sobre vários lusos e fez uma ‘chapelada' ao guarda-redes Vítor Baía, para o único tento do jogo disputado em Birmingham.

“Infelizmente, um lance de génio tirou-nos da competição, mas acho que começámos a criar uma identidade a partir desse Europeu, creio eu. O Europeu de 1996 foi muito importante para as gerações seguintes”, disse à Lusa o treinador português, que, tal como Poborsky, também representou o Benfica.

Com António Oliveira ao leme da equipa, Portugal impôs-se no Grupo D, face a Dinamarca (1-1), Turquia (1-0) e Croácia (3-0), antes de ‘cair' aos pés dos checos, que viriam a atingir a final vencida pela Alemanha (2-1), após reviravolta, em Wembley.

"Sinto-me orgulhoso ao rever o campeonato da Europa passados estes anos todos. Creio que tínhamos uma excelente seleção, excelentes jogadores. A caminhada foi praticamente perfeita até ao jogo com a República Checa, em que há que ressalvar que acho que fizemos um bom jogo, um jogo competente para podermos passar à fase seguinte", recordou.

Depois de "ver e rever o jogo", Hélder Cristóvão considera que faltou à equipa lusa "concretizar as oportunidades de que dispôs, principalmente na primeira parte com a República Checa, em que foi dominadora e muito superior".

"Não tivemos a capacidade de fazer um golo, que nos punha dentro do jogo, e, depois, de discutir o resultado. Faltou-nos essencialmente isso, mas acho que todos os que participaram nesse Europeu têm de se sentir orgulhosos", terminou.

A fase final do Euro2020 realiza-se de 11 de junho a 11 de julho, em 11 cidades de 11 países, depois ter sido adiada por um ano devido à pandemia de covid-19. Portugal integra o Grupo F e vai defrontar a Hungria (15 de junho, em Budapeste), Alemanha (19, em Munique) e França (23, em Budapeste).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?