O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, somou sábado a sua terceira vitória sobre o Benfica em sete jogos com os benfiquistas, a sexta contra os ''grandes'' na sua curta carreira de treinador.
Os golos de Hugo Viana e Paulo César permitiram à equipa bracarense isolar-se na liderança da tabela classificativa após nove jornadas e confirmaram a tendência do seu treinador em bater o pé aos ''grandes'' - esta temporada já venceu os três - e especialmente ao Benfica, a sua ''vítima'' preferida.
Domingos Paciência, 40 anos, vai na sua quarta temporada como treinador principal e em sete jogos com os ''encarnados'' na liga, dois pela União de Leiria, quatro pela Académica e um pelo Sporting de Braga, venceu três: duas vezes no Estádio da Luz (Académica em 2007/08 e 2008/09) e uma no Municipal de Braga, sábado.
Destes triunfos, o destaque vai para a goleada (3-0) que infligiu ao Benfica a 11 de Abril de 2008, em pleno ''ninho da águia''.
De resto, o treinador já venceu duas vezes o FC Porto, (1-0 em 2006/07 pela União de Leiria, em casa, e este ano, pelo mesmo resultado e também em casa, pelo Sporting de Braga) e estreou-se a vencer o Sporting esta temporada, e no Estádio José de Alvalade (2-1), mas já lá tinha empatado na temporada passada (0-0).
No somatório de jogos com os ''grandes'' (20), Domingos Paciência alcançou seis vitórias, 10 derrotas e quatro empates, ou seja, somou pontos em 50 por centos dos jogos (30 por cento de triunfos e 20 por cento de empates).
O antigo avançado internacional português, melhor marcador do campeonato em 1995/96, jogou 10 temporadas seguidas no FC Porto, tendo depois experimentado o campeonato espanhol durante duas épocas ao serviço do Tenerife.
Em 1999 voltou ao clube portista onde, duas temporadas depois, terminou a carreira de futebolista e iniciou a de treinador nas camadas jovens.
Em 2006/07 estreou-se como técnico principal de uma equipa da liga, na União de Leiria, em que atingiu um sétimo lugar, e em 2007/08 ingressou na Académica à 3.ª jornada substituindo Manuel Machado, tendo terminado o campeonato na 12.ª posição.
Na época passada, alcançou a melhor classificação da turma de Coimbra dos últimos 25 anos, um sétimo lugar.
Agora no Sporting de Braga, depois de um início titubeante durante o qual foi eliminado da Liga Europa pelos suecos do Elfsborg, comanda uma equipa que é líder do campeonato à nona jornada, com mais três pontos do que o segundo, o Benfica, cinco que o terceiro, o FC Porto, e 13 que o quarto, o Sporting (menos um jogo).
No final do jogo com o Benfica, Domingos voltou a dizer que ''é muito cedo para assumir uma candidatura ao título'', mas pela primeira vez admitiu lutar pela primeira posição: ''Se a equipa conseguir manter este nível, a humildade e organização que tem tido até hoje, é possível manter esta posição''.