O Sporting pode garantir quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa de futebol, enquanto o Nacional da Madeira tem uma última oportunidade de se manter na corrida pela qualificação.
O Benfica, terceira equipa portuguesa em prova, visita o Everton e, embora não possa garantir o apuramento, pode cimentar a liderança no Grupo I.
Apesar do mau momento vivido da Liga portuguesa, na qual ocupa o sétimo lugar, o Sporting tem tido uma prestação mais positiva na Liga Europa, em que soma três triunfos em outros tantos jogos, sempre pela margem mínima.
Depois dos violentos protestos de adeptos no domingo, após o empate com o Marítimo, os ''leões'' voltam a jogar em Alvalade, frente ao Ventspils, que venceram na Letónia, por 2-1.
Um triunfo sobre os letões é suficiente para o Sporting garantir o apuramento, mas o empate pode bastar, caso o Heerenveen não seja derrotado pelo Hertha de Berlim, no outro encontro do Grupo D.
Após a primeira derrota na Liga portuguesa, frente ao Sporting de Braga (2-0), o Benfica reencontra um Everton desejoso de ''rectificar'' em casa a goleada sofrida no Estádio da Luz (5-0), na terceira jornada do Grupo I.
Os ''encarnados'' ainda não venceram fora esta temporada nas competições europeias, somando dois desaires, com o Vorskla Poltava (2-1), no ''play-off'', e com o AEK de Atenas (1-0), já na fase de grupos.
Com quatro jornadas disputadas, o Benfica lidera a ''poule'', com seis pontos, tantos quantos o Everton e mais três do que o BATE Borisov e o AEK de Atenas.
O Nacional da Madeira tem apenas um ponto em três encontros e está obrigado a vencer o Athletic de Bilbao em casa para manter esperança de se qualificar para os 16 avos-de-final.
A pouca experiência em competições europeias tem saído cara aos insulares, que perderam pontos nos últimos 15 minutos, em todos os três encontros na fase de grupos.
Neste momento, o Nacional, em caso de derrota com os bascos, ficam sem possibilidades de apuramento, num grupo em que Werder Bremen tem sete pontos, mais um do que o Athletic e mais cinco do que o Áustria de Viena.
As contas do Grupo L podem ficar decididas nesta jornada a favor de Werder Bremen e Athletic de Bilbau, que garantem o apuramento em caso de vitória.
Nos restantes grupos, o Shakhtar Donetsk, vencedor da última Taça UEFA, e o Salzburgo também podem qualificar-se, enquanto o Celtic pode surpreendentemente ficar já afastado.