Pedro Sousa e João Sousa vão disputar o torneio de pares dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, depois de confirmadas as qualificações para a competição individual, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).
“Com a confirmação da presença de dois elementos no torneio de ténis, os portugueses irão competir não só na prova de singulares como na de pares”, lê-se no comunicado do COP.
João Sousa, número um nacional, vai ser o primeiro português a disputar dois quadros de singulares em Jogos Olímpicos, ao repetir a presença do Rio2016, onde Portugal esteve também representado por Gastão Elias.
Sousa e Elias alcançaram o nono lugar no torneio de pares do Rio2016, naquele que foi o melhor resultado de tenistas lusos em Jogos, tendo ambos terminado no 17.º lugar em singulares.
Bernardo Mota é o tenista luso com mais presenças olímpicas, com a disputa do quadro de pares em Barcelona1992, onde também competiu em singulares, Atlanta1996 e Sydney2000, esta última com Nuno Marques, depois das duas primeiras com Emanuel Couto.
Pedro Sousa já tinha assegurado a estreia em Jogos Olímpicos, graças à vaga continental atribuída à Europa, ao ocupar o 108.º lugar do 'ranking' em 14 de junho, data de fecho da qualificação.
No entanto, face às desistências entretanto ocorridas, João Sousa, que na altura era o número dois português, no 109.º posto da hierarquia mundial, 'herdou' esta vaga, ascendendo Pedro Sousa para o 'ranking' de qualificação direta.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto, estando a competição do ténis programada para o período entre 24 de julho e 01 de agosto.