A cidade canadiana de Montreal decidiu afastar-se da corrida para ser uma das sedes do Mundial-2026, anunciou hoje a federação de futebol do Canadá, um dos países organizadores, a par dos Estados Unidos (EUA) e do México.
Em reação, a FIFA agradeceu a Montreal pela sua participação na fase inicial do proceso de seleção, asegurando que continua a colaborar de perto com as federações dos três países organizadores para escolher as cidades que vão receber o Campeonato do Mundo.
O processo de candidaturas continua muito “competitivo”, realçou a FIFA, apontando para “um amplo leque de cidades candidatas muito firmes e diversificadas nos três países”.
Está previsto que sejam escolhidas 16 sedes nos três países e, com a retirada de Montreal, as principais candidatas canadianas são Edmonton e Toronto.
No México, a Cidade do México, Guadalajara e Monterrey são as favoritas, enquanto nos EUA, as candidatas são Atlanta, São Francisco, Baltimore, Boston, Cinciannati, Dallas, Denver, Filadélfia, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nashville, Nova Iorque/Nova Jersey, Orlando, Seattle e Washington.
Os EUA receberam o Mundial de 1994, enquanto o México organizou o torneio em 1970 e 1986, e o Canadá foi a sede do Mundial feminino de 2015.
O Mundial de 2026 vai ser a primeira edição deste torneio a contar com 48 equipas, e a primeira dispersa por três países.
A FIFA vai visitar as candidatas entre setembro e novembro deste ano, e prevê anunciar a seleção final das cidades para a competição no primeiro ou segundo trimestre de 2022.