Um golo de Nicolas Anelka, aos 72 minutos, permitiu hoje à França vencer por 1-0 a República da Irlanda, em Dublin, na primeira “mão” do “play-off” europeu de apuramento para o Mundial de futebol de 2010.
Os franceses acabaram por ser felizes, até pela forma como Anelka conseguiu marcar, através de uma remate de fora da área que tabelou no defesa irlandês St. Ledger e traiu o guarda-redes Given.
A República da Irlanda, orientada pelo ex-benfiquista Giovanni Trapattoni, fez do espírito guerreiro e do seu jogo directo a sua principal ''arma'' para equilibrar o jogo perante uma França dotada de melhores valões individuais, mas incapaz de criar uma oportunidade durante toda a primeira parte.
De resto, as situações de golo criadas pela França resultaram quase todas de erros da defesa irlandesa, o seu ponto fraco, em particular os centrais Dunne e St. Ledger, altos e loiros, mas muito duros de rins e pés.
De assinalar uma grande penalidade que ficou por marcar cometida sobre Evra, aos 68 minutos, na sequência de mais um erro defensivo irlandês, uma hesitação dos centrais, valendo-lhes a avaliação deficiente do lance por parte do árbitro alemão.
O jogo foi muito repartido, numa toada de parada e resposta, mas depois do golo de Anelka, a República da Irlanda arriscou mais, enquanto a França, experiente, optou por gerir o jogo.
Nesse período, os gauleses poderiam ter chegado ao segundo golo, não fosse uma perdida incrível de Gignac, aos 80 minutos, avançado do Toulouse, responsável por Benzema, avançado do Real Madrid, ter ficado no banco.
A França acabou por ser a equipa mais consistente e eficaz, justificando a vitória tangencial que a coloca à porta do Mundial 2010.
Ficha do Jogo:
Estádio Croke Park, em Dublin.
República da Irlanda - França, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Nicolas Anelka, 72 minutos.
Equipas:
- República da Irlanda: Given, O'Shea, Dunne, St. Ledger, Kilbane, Whelan, Lawrence (Hunt, 80), Andrews, Duff (Mc Geady, 76), Doyle (Best, 71) e Robbie Keane.
(Suplentes: Murphy, Kelly, Hunt, Mc Shane, Best, Gibson e Mc Geady)
- França: Lloris, Sagna, Gallas, Abidal, Evra, Lassana Diarra, Alou Diarra, Gourcuff, Anelka, Thierry Henry e Gignac (Malouda, 90).
(Suplentes: Mandanda, Escude, Cisshoko, Malouda, Gouvou, Benzema e Squillaci).
Árbitro: Félix Brych (Alemanha).
Acção disciplinar: nada a registar.