A portuguesa Yolanda Sequeira foi hoje relegada para a repescagem na prova de surf feminino dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, ao terminar em quarto lugar a quinta bateria da primeira ronda, na praia de Tsurigasaki, em Chiba.
A algarvia, de 23 anos, não foi além da quarta posição no último 'heat' desta fase, com 9,24 pontos (5,17 e 4,07), sendo batida pela norte-americana Caroline Marks e pela neozelandesa Ella Williams, que avançaram para a terceira ronda, ao somarem 13,4 e 9,7 pontos, respetivamente.
A costa-riquenha Leilani McGonagle também ‘caiu’ na segunda ronda, ao ter sido terceira na bateria, com 9,64.
Yolanda Sequeira, vice-campeã dos Jogos Mundiais de surf, vai ainda hoje tentar juntar-se a Teresa Bonvalot, na terceira ronda, frente à francesa Pauline Ado, à israelita Anat Lelior e às peruanas Sofia Mulanovich e Daniella Rosas, na segunda bateria da repescagem, marcada para as 15:40 locais (07:40 em Lisboa).
Avançam para a terceira ronda as três melhores classificadas, enquanto as últimas duas são eliminadas da competição.
Bonvalot, que hoje se qualificou para a terceira ronda, vai disputar o acesso aos quartos de final, e à obtenção de um diploma olímpico, frente à veterana brasileira Silvana Lima, de 36 anos e vice-campeã do mundo em 2008 e 2009, no sexto 'heat' da terceira ronda, previsto para segunda-feira, às 10:00 locais (02:00 em Lisboa).
A representação lusa na modalidade ficou desfalcada com a ausência de Frederico Morais, por estar infetado com o novo coronavírus.
As provas de surf estão calendarizadas até 01 de agosto, na praia de Tsurigasaki, em Chiba, a cerca de 100 quilómetros de Tóquio.