Os motoristas que pretendam sair da província chinesa de Jiangsu (leste) vão ter que apresentar um teste negativo para a covid-19, realizado nas últimas 48 horas, devido a um surto local, foi hoje anunciado.
O departamento de transportes da província disse que 93 postos de controlo foram instalados nas estradas da província, cuja capital, Nanjing, é o centro do mais recente surto na China.
Os motoristas devem permanecer nos veículos e usar máscaras enquanto os profissionais de saúde verificam os resultados do teste, de acordo com um comunicado.
A Comissão de Saúde da China identificou 48 novos casos em Jiangsu, nas últimas 24 horas, elevando o total para 154 nos últimos dias. As autoridades afirmaram que o vírus transmitido é a variante delta, altamente contagiosa.
O novo surto ocorre apesar de a China ter administrado já mais de 1,5 mil milhões de doses das vacinas. O país é o mais populoso do mundo, com 1,4 mil milhões de habitantes.
A China somou 92.762 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.169.966 mortos em todo o mundo, entre mais de 194,6 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.307 pessoas e foram registados 956.985 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.