A Federação Irlandesa de Futebol voltou hoje a pedir à FIFA a repetição do encontro França-República da Irlanda, referente ao ''play-off'' de apuramento para o Mundial2010, na África do Sul.
O novo apelo foi decidido após as declarações do capitão da equipa francesa, Thierry Henry, que defendeu ser ''a solução mais equilibrada'' a repetição do encontro.
Em comunicado, a federação decidiu ''apelar à federação francesa para se juntar a ela e ainda aos capitães das equipas francesa e irlandesa, Thierry Henry e Robbie Keane, para pedir à FIFA um novo jogo que preserve a integridade e o orgulho da equipa francesa''.
Robbie Keane também emitiu um comunicado e enalteceu Thierry Henry pelo gesto de ''coragem'' e pela ''honra'' que demonstrou ao fazer a declaração.
O jogo França-República da Irlanda realizou-se em Paris, na quarta-feira, e terminou com um empate 1-1, com o golo francês de Gallas, aos 103 minutos, a ser obtido após mão na bola de Thierry Henry.
O próprio avançado do Barcelona admitiu ter jogado a bola com a mão, antes de a centrar para o companheiro fazer o golo, que acabou por qualificar os franceses para a fase final do Mundial.
Na quinta-feira, a FIFA entendeu que ''as decisões do árbitro sobre incidências do jogo não são passíveis de apelo''.