Portugal iniciou hoje a defesa do título mundial de futebol de praia da melhor forma, mas foi ‘obrigado’ a operar a reviravolta sobre Omã para vencer 5-3 o encontro inaugural do grupo D do Campeonato do Mundo.
A formação comandada por Mário Narciso não poderia ter pedido melhor começo no Luzhniki Beach Soccer Stadium, em Moscovo, já que estavam decorridos apenas dois minutos quando Léo Martins adiantou os campeões mundiais.
Contudo, Omã, que ocupa o 22.º lugar do ‘ranking’ mundial de futebol de praia, mostrou ser um adversário de valia e foi em busca do empate, com sucessivos remates à baliza de Elinton Andrade, ainda que sem o sucesso desejado.
O tento da igualdade acabaria mesmo por chegar em cima do final do primeiro periodo, através de Nooh Al Zadjali, só que Léo Martins ‘bisou’ e ainda conseguiu levar Portugal em vantagem para o segundo período.
A seleção nacional teve uma entrada desastrosa no segundo parcial e, em apenas dois minutos, viu a formação do Médio Oriente dar a volta na 'areia' moscovita, com um golo de Jalal Al Sinani e uma infelicidade de Fábio Costa, que assinou um tento na própria baliza.
O mesmo Fábio Costa ‘redimiu-se’ poucos minutos depois e empatou a partida, dando o mote para o que restava do segundo período, durante o qual a equipa das 'quinas' se recolocou em vantagem por intermédio de Léo Martins e ainda fixou o marcador através do guardião Elinton Andrade.
Embora as duas equipas tenham procurado mais golos no derradeiro parcial, o marcador não se alterou e Portugal entrou a vencer no Campeonato do Mundo, que decorre até 29 de agosto, em Moscovo.
A equipa nacional ocupa o segundo lugar do grupo D, com os mesmos três pontos do Senegal, que hoje goleou o Uruguai por expressivos 6-1 e lidera o agrupamento, por ter melhor diferença de golos face a Portugal.
Na segunda jornada, Portugal vai defrontar o Senegal, no domingo, às 18:30 (hora de Lisboa), enquanto Omã e Uruguai jogam a outra partida do grupo D. Na derradeira ronda, a seleção portuguesa terá pela frente os uruguaios, na próxima terça-feira.
Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos qualificam-se para os quartos de final da competição.