O treinador de futebol do Sporting, Carlos Carvalhal, admitiu hoje recorrer ao regressado Izmailov frente ao Heerenveen, quinta-feira, e revelou que pretende lançá-lo numa posição diferente do habitual com Paulo Bento, a qual ''constituirá uma surpresa''.
Depois de uma longa ausência por lesão, o internacional russo foi chamado para o jogo da quinta jornada do Grupo D da Liga Europa: ''Se jogar não será por favor nem para ganhar ritmo, mas por necessidade da equipa'', disse Carvalhal sobre Izmailov, a quem teceu elogios pela ''capacidade de sofrimento e determinação'' numa altura em que a equipa necessita de ''leões de raça''.
''No mínimo, há quatro posições em que o Marat pode jogar'', revelou Carvalhal, sem entrar em detalhes, antes de abordar o jogo da com os holandeses, frente aos quais vão ser precisos ''onze leões'', o que pressupõe uma ''grande atitude'' para levar de vencida um adversário que ''está muito mais forte do que estava quando o Sporting o defrontou na Holanda''.
O empate garante aos ''leões'' o apuramento para a fase seguinte, mas Carvalhal quer vencer: ''Queremos instituir uma cultura de vitória e um espírito guerreiro nesta equipa, para ir ao encontro de uma massa associativa fantástica que empurrou a equipa para a vitória quer no jogo da Taça quer no do último sábado''.
Carvalhal aludiu à ''boa segunda parte'' do jogo com o Pescadores da Costa da Caparica e a ''oitenta e nove minutos de bom nível frente ao Benfica'', para identificar o maior desafio que se coloca à equipa que é ''o de continuar a progredir no sentido de melhorar o seu comportamento em campo, de entrega total e motivação, e a qualidade do seu jogo''.
Quanto ao alegado interesse do Sporting no defesa central moçambicano Mexer, Carvalhal escudou-se numa posição de princípio, segundo a qual só se pronuncia sobre jogadores que representam o clube, mas isso não o impediu de tornear a questão que lhe foi colocada sobre se o futuro do ex-júnior nigeriano Rabiu passava ou não por Alvalade.
''É um jogador sob observação, tal como os que estão integrados na equipa de juniores e os que foram emprestados a outros clubes'', disse Carvalhal.
Objectivo também não foi quando questionado sobre se a vaga de Vukcevic, ausente por lesão, iria ser preenchida por Hélder Postiga: ''Não vou dar pistas por não ser a primeira vez que, por alguma razão, sou obrigado a fazer alterações em relação à ideia inicial e, além disso, quero que os meus jogadores sejam os primeiros a saber quem vai jogar''.