A jovem Francisca Veselko garantiu hoje a conquista do título nacional de surf, que consegue pela primeira vez aos 18 anos, dada a desistência anunciada da número dois do ‘ranking’ português, Carolina Mendes, da final.
Carolina Mendes, bicampeã em 2016 e 2017, vai falhar o campeonato de Peniche, de 16 a 18 de setembro, que encerra a Liga feminina de surf, entregando o título à bicampeã nacional de sub-18, que assim junta a estes galardões o absoluto.
Mendes vai participar na etapa inaugural do circuito mundial de qualificação para a Liga Mundial, na Califórnia, e falha a prova final, em que Veselko teria de chegar à final, ou esperar que a adversária não vencesse, para consumar o título.
A última surfista a fazer o pleno sub-18 e absoluto foi a olímpica Teresa Bonvalot, que venceu o nacional em 2014, 2015 e em 2020, altura em que sucedeu a outra atleta olímpica, Yolanda Sequeira.
A jovem de Carcavelos chega ao título sem vencer qualquer etapa até aqui, mas atingindo sempre as finais e nunca ficando abaixo do terceiro lugar, mostrando-se “muito feliz com esta conquista”.
“Embora não tenha vencido qualquer etapa, acabei por ser premiada pela regularidade que mostrei ao longo do ano”, explicou, citada em comunicado.