O primeiro clássico da época, o Sporting-FC Porto, terminou com um empate que deixa o Benfica ainda mais isolado na frente da tabela da I Liga portuguesa de futebol, após golear o Santa Clara nos Açores.
Benfica, Sporting e FC Porto optaram por jogar hoje as suas partidas da quinta jornada do campeonato devido aos compromissos da próxima semana para a Liga dos Campeões - como também o fez o Sporting de Braga, envolvido na Liga Europa, que empatou sem golos em Paços de Ferreira.
Depois de chegar ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Rodrigo Pinho, o Benfica chegou à goleada com um ‘bis’ de Darwin Nuñez e tentos de Rafa e Yaremchuk.
A equipa treinada por Jorge Jesus conseguiu um resultado algo 'pesado' graças a uma meia hora de jogo, na segunda parte, em que tudo lhe saiu bem a nível de ataque, mostrando ter várias soluções possíveis no plantel.
O arranque de época continua sem mácula, com cinco vitórias noutras tantas jornadas e já quatro pontos de avanço para os outros dois 'grandes', que se arriscam a ser passados na ronda pelo Estoril Praia, que na segunda-feira encerra a jornada, em Tondela.
O poder ofensivo do Benfica é evidente, nos últimos meses leva já 19 jogos seguidos a marcar, com uma média superior a 2,5 golos por jogo, esta época.
No Estádio José de Alvalade, em Lisboa, o jogo foi encarado pelo árbitro Nuno Almeida com 'mão de ferro' e aos três minutos já tinham sido mostrados três cartões amarelos. No total, seriam 12 e a expulsão de Toni Martínez, por acumulação.
O espanhol do FC Porto foi 'convidado' a sair quando o resultado estava feito, a três minutos do fim, e já não havia muito por fazer.
A grande contratação de agosto, o sportinguista Pablo Sarabia, ‘moeda’ de troca no empréstimo do lateral Nuno Mendes para o Paris Saint-Germain, estreou-se e esteve em campo os últimos 29 minutos, sem que se destacasse na partida.
Antes, o Sporting, desfalcado dos ‘titulares’ Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio, tinha-se adiantado aos 16, por Nuno Santos, a concluir um centro para a frente de Porro, e o FC Porto empatara aos 72, com uma jogada de entendimento coletivo que o colombiano Luís Díaz fechou em grande estilo.
Ruben Amorim continua sem perder em casa para o campeonato e o Sporting estende para 30 os jogos em Alvalade sem perder.
Sérgio Conceição também não tem razões para ficar triste: o FC Porto não perde fora para a I Liga desde 30 de outubro de 2020, passando com esta ronda a 16 jornadas consecutivas sem perder fora do Dragão.
A poucos dias do arranque da 'Champions', ficam com o Benfica mais longe do campeonato, mas decididamente continuam com justificados motivos para acreditar numa boa época.
Num jogo equilibrado, com bons momentos e ao qual faltaram os golos, o Paços de Ferreira impôs um empate ao Sporting de Braga, que segue provisoriamente no quinto posto.
No quadro do protocolo de intercâmbio de árbitros com França, o jogo do estádio Capital do Móvel foi apitado pelo gaulês Willy Delajod.