O Leixões e o Olhanense fecharam hoje a 14.ª jornada e o ano 2009 na Liga portuguesa de futebol com um empate (2-2), que mantém as duas equipas em “seca” de triunfos e nos últimos lugares.
Debaixo de muito chuva e num terreno que se foi tornando impraticável, os locais estiveram duas vezes na frente, com tentos do camaronês Christian Pouga (30 minutos) e do suplente Tiago Cintra (64), mas não conseguiram segurar o triunfo.
Os internacionais sub-21 Rabiola (31 minutos) e Castro (74), ambos ex-jogadores do FC Porto, apontaram os tentos do “onze” de Jorge Costa, que na ronda anterior já tinha empatado a dois, então na recepção ao Benfica.
Com este resultado, num jogo em que o árbitro Pedro Henriques foi substituído ao intervalo pelo quarta árbitro (Luís Catita), devido a lesão, o Leixões (sete jogos sem ganhar) passou a somar 11 pontos, ultrapassando o Belenenses, agora 16.º e último, com 10, os mesmos do Olhanense (só venceu uma vez, na quarta ronda), 15.º colocado.
No jogo grande da ronda, o avançado internacional argentino Javier Saviola, com um golo aos 22 minutos, permitiu ao Benfica vencer em casa o FC Porto por 1-0 e colar-se ao Sporting de Braga na primeira posição, com 33 pontos.
Numa noite de domingo também muito chuvosa, na Luz, os “encarnados”, mesmo desfalcados, fizeram mais para ganhar do que os “dragões” e conquistaram um merecido prémio, que lhes permite passar o Natal e o Ano Novo quatro pontos à frente dos tetracampeões, a uma jornada do fim da primeira volta.
Na abertura da ronda, sexta-feira, os “arsenalistas” tinham assegurado a manutenção no primeiro posto, ao vencerem em Paços de Ferreira por 1-0, graças a um golo do camaronês Meyong no período de descontos da metade inicial.
O FC Porto continua no terceiro lugar (27 pontos), enquanto o Nacional é quarto (23), depois de, também domingo, ter recebido e batido a Académica por pouco normais 4-3.
Mateus (02 minutos), Ruben Micael (35), Edgar Silva (51) e Amuneke (65) apontaram os tentos do “onze” do regressado Predrag Jokonovic, que nunca esteve a perder, enquanto Tiero (09), Sougou (57) e Miguel Fidalgo (73) facturam para os visitantes, que mantiveram os 13 pontos.
O Sporting, que entrou para a ronda em risco de cair para uma penosa 10.ª posição, regressou sábado aos triunfos, ao vencer fora a Naval 1.º de Maio por 1-0, com um tento de Carlos Saleiro (35 minutos), o que lhe possibilitou ascender ao quinto posto, mas aos mesmos 12 pontos dos primeiros.
No sexto posto, a um ponto dos “leões”, segue a União de Leiria, que recebeu e bateu domingo o Belenenses por 1-0 (marcou Cássio, aos 62 minutos), enquanto o Vitória de Guimarães, que ganhou sábado pelo mesmo resultado na recepção ao Rio Ave, graças a um livre directo de Andrezinho (52), ascendeu ao sétimo, com 19 pontos.
A última ronda do ano foi também muito positiva para o Vitória de Setúbal, que abandonou os lugares de descida, ao receber e bater o Marítimo por 3-2 - os insulares responderam aos dois primeiros tentos dos locais, mas já não foram a tempo de “emendar” o “bis” de Keita (90 minutos).
A Liga portuguesa de futebol regressa apenas no segundo fim-de-semana de Janeiro de 2010, numa 15.ª e última ronda da primeira volta que decidira o título de “campeão de Inverno”: o Sporting de Braga (recebe o Nacional) só precisa de fazer o mesmo resultado do Benfica (joga em Vila do Conde).