O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um «feito desportivo extraordinário» que «orgulha todos os portugueses», recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.
A seleção portuguesa de futsal sagrou-se hoje pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.
Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicita a Seleção Nacional de Futsal por este título, numa “modalidade em afirmação”.
“Mais um feito desportivo extraordinário que orgulha todos os portugueses e merece por isso o reconhecimento do Presidente da República”, elogiou.
A comitiva portuguesa campeã mundial será recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República na segunda-feira pelas 15:00.
Portugal chegou a deter uma vantagem de dois golos, graças ao ‘bis’ de Pany Varela, aos 15 e 28 minutos, mas a seleção sul-americana, que defendia o título mundial conquistado em 2016, na Colômbia, reduziu por Claudino, aos 28, e manteve a incerteza até ao fim.
Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.