O Governo de Macau anunciou hoje o fim do estado de prevenção imediata, nível de alerta que estava em vigor desde 25 de setembro para responder a um possível risco de surto comunitário de covid-19.
Aquando da determinação do estado de prevenção imediata, as autoridades avançaram para nova testagem a toda a população de Macau, a quem pediram para não sair do território, a menos que necessário.
Ao mesmo tempo, anunciaram o encerramento de espaços culturais, desportivos e de diversão, bem como a suspensão ou cancelamento de atividades que levassem à aglomeração de pessoas.
Macau registou, até ao momento, apenas 77 casos de covid-19.
Das mais de 680 mil pessoas que vivem no território, pouco mais de 400 mil foram vacinadas, apesar do Governo ter avançado para a vacinação gratuita desde final de fevereiro.
A covid-19 provocou pelo menos 4.870.405 mortes em todo o mundo, entre mais de 239 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.071 pessoas e foram contabilizados 1.077.963 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.