As casas de apostas online tiveram uma grande adesão desde que começaram a disponibilizar os seus serviços, tendo facilitado o conhecimento e o acesso a eventos que anteriormente eram menos conhecidos.
Isto levou ao aumento do número de jogadores ativos por todo o mundo, para quem realizar apostas ao vivo passou a fazer parte da sua rotina diária. O futebol tem sido um dos desportos a beneficiar mais deste fenómeno, devido aos patrocínios e visibilidade a que as apostas dão origem.
Mais e melhor futebol
Nos últimos anos, têm proliferado por todo o mundo os websites de apostas, focadas principalmente no futebol, mas com cada vez mais variedade de desportos e eventos. Sendo o futebol o desporto preferido para apostas na Europa, tem sido também o desporto preferido das casas de apostas online para estabelecerem as suas parcerias. A exigência financeira para as grandes equipas de futebol levou os clubes a terem de procurar outras fontes de receita e a não perder oportunidades quando surgem novos patrocinadores. Esta realidade tem dado origem a que grandes empresas de apostas passem a patrocinar equipas de futebol, com contratos com cada vez maior volume, duração e visibilidade. Nas últimas épocas, as empresas de apostas começaram a surgir com destaque em muitas camisolas de clubes de futebol, com grande incidência em Inglaterra, por exemplo.
Este fator é benéfico financeiramente para os clubes, mas também traz vantagens em termos de ganhos de visibilidade a nível mundial. Com este apoio financeiro por parte dos patrocinadores, o clube pode melhorar a sua estrutura e assim tornar-se mais competitivo, investindo em melhorias de jogadores, instalações ou equipa técnica. De uma forma global, os patrocínios das casas de apostas são positivos para o mundo do futebol, que ganha mais adeptos, os quais terão também mais conhecimento das apostas online disponíveis, beneficiando assim todas as partes.
Também no futebol português, a relação estreita entre o futebol e as casas de apostas começa a ser cada vez mais notória. Com a ajuda destes patrocinadores, a liga portuguesa tem vindo a tornar-se cada vez mais competitiva. Em Portugal, a época 2021/2022 de futebol tem três grandes casas de apostas como patrocinadores. O espaço frontal das camisolas é o espaço publicitário mais cobiçado do mundo do futebol e, este ano, mais de metade dos clubes da primeira divisão tem nas suas camisas os patrocínios de casas de apostas. Isto ajuda a aumentar os níveis do futebol jogado, ao proporcionar condições económicas para os clubes se prepararem melhor para a competição. A betano, por exemplo, patrocina o Marítimo, o Sporting, o Benfica, o SC Braga, o FC Porto e ainda Os Belenenses para se ter uma noção da dimensão e prestígio de uma casa de apostas como a betano mas também do impacto que esta área tem no futebol atualmente.
Desta forma, os jogos que envolvam estas equipas, têm normalmente associadas apostas na betano com promoções ou ofertas especiais. As duas equipas apresentam a marca betano.pt nas camisolas. O Sporting é outra equipa que tem a marca da betano na sua camisola como patrocínio principal, num contrato de parceria que terá a duração de dois anos e poderá ser renovado por mais dois. O Benfica também já conta com o patrocínio da betano numa das mangas do equipamento e o FC Porto tem a betano como parceiros de apostas. Com esta exposição cada vez mais internacional, o campeonato nacional de futebol em Portugal tem ganho notoriedade ao longo dos anos, estando agora entre os principais campeonatos a nível europeu. Esta tem sido uma forma de o nosso país consolidar a sua Liga de futebol como uma referência nos mercados internacionais, impulsionando também as carreiras de muitos dos seus jogadores. Além de Portugal, a betano está também representada em clubes na Grécia e na Roménia e as equipas que o grupo patrocina já ultrapassaram a dezena, espalhadas pelos cinco países em que opera.
Assim, as casas de apostas online estão já presentes nas camisolas de alguns dos maiores clubes do mundo, mas também já o fazem em clubes de menor dimensão. Por exemplo, vários clubes da Premier League, em Inglaterra, estabeleceram parcerias com casas de apostas para poderem melhorar a sua capacidade técnica e financeira. Além disso, ao patrocinarem equipas de menor dimensão ou ligas menores, esses clubes de menor visibilidade e exposição pública têm a possibilidade de se tornarem mais competitivos. Estes fatores aumentam a competitividade nas várias ligas de futebol, dando também a possibilidade a equipas com menos capacidade de se debaterem ao mesmo nível e chegarem a lugares de topo nos respetivos campeonatos. Para as casas de apostas, estes patrocínios são também importantes, por aumentarem a sua proximidade aos adeptos, com quem pretendem construir memórias e um forte relacionamento, aumentando a confiança do público na empresa.
Tendência
Assim, as parcerias com clubes de futebol são cada vez mais uma opção seguida pelas casas de apostas e espera-se que esta tendência se mantenha no futuro. A presença das casas de apostas como patrocinadores pretende também dinamizar valores como o jogo honesto e responsável. Os adeptos e apostadores portugueses poderão contar, assim, com uma competição cada vez mais emocionante e repleta de eventos de apostas online.