A selecção do Malawi causou a primeira surpresa da Taça das Nações Africanas (CAN), ao derrotar a Argélia, por 3-0, na primeira jornada do Grupo A.
A Taça das Nações Africanas começa sob o signo das surpresas. Depois do jogo louco de domingo, em que o Mali conseguiu empatar (4-4) com Angola quando perdia por 4-0 aos 79 minutos, esta segunda-feira, a Argélia foi surpreendentemente goleada pelo Malawi por 3-0.
Perante cerca de 1000 espectadores, num estádio que menos de 24 horas antes recebeu 50 000 pessoas para o jogo de abertura do torneio - Angola-Mali, 4-4 -, a selecção do Malawi adiantou-se cedo no marcador através de um golo de Mwafulirwa (17 minutos), a beneficiar de um ressalto de bola já no interior da área argelina.
A selecção do Malawi aumentou a vantagem ainda no decorrer da primeira parte, quando Kafoteka (35) cabeceou para o interior da baliza à guarda de Chaouchi, depois de um cruzamento do lado esquerdo do ataque da sua equipa.
O Malawi limitou-se a gerir bem a vantagem durante a segunda parte e fixou o resultado final do jogo logo aos 49 minutos, através de um remate forte de Banda, já no interior da área, após uma série de ressaltos.
Com esta vitória, o Malawi lidera o Grupo A no final da primeira jornada, com três pontos, seguido de Angola e Mali, ambos com um, e da Argélia, sem qualquer ponto.
Os benfiquistas Hassan Yebda (emprestado ao Portsmouth) e Halliche (emprestado ao Nacional) foram titulares na Argélia, tida como uma das favoritas a vencer a prova.
O Malawi, que participa apenas pela segunda vez na CAN e não competia na prova há 26 anos, lidera agora o Grupo A, com três pontos, mais dois do que Angola e Mali, que ontem empataram 4-4.
Ficha do Jogo:
Jogo disputado no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
Malaui-Argélia, 3-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Mwafulirwa, 17 minutos.
2-0, Kafoteka, 35.
3-0, Banda, 49.
Equipas:
- Malaui: Sanudi, Kafoteka, Mponda, Sangala, Chavula, Wadabwa (Zakazaka, 77), Banda (Kamanga, 51), Kanyenda, Mwakasungula, Kamwendo e Mwafulirwa (Msowoya, 64)
- Argélia: Chaouchi, Bougherra, Halliche, Zaoui, Matmour (Bezzaz, 62), Yebda, Mansouri, Ziani, Belhadj, Saïfi (Ziaya, 63) e Ghezzal (Bouazza, 79).
Árbitro: B. Diatta (Senegal).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Sanudi (81) e Ziani (83).