O Benfica esteve hoje muito perto de ganhar em Barcelona, na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o 'nulo' mantém contas em aberto para a derradeira jornada e garante pelo menos a presença na Liga Europa.
Depois do apuramento para os 'oitavos' da ‘Champions’ do Manchester United, de tarde, nos jogos da noite foi a vez do Chelsea, campeão em título, fazer o mesmo, demonstrando muita classe na vitória convincente por 4-0 sobre a já apurada Juventus.
No grupo E, 'Barça' e Benfica adiam para dezembro a decisão do segundo lugar, atrás do Bayern, que venceu em Kiev por 2-1 e continua sem perder um ponto que seja na prova.
A estreia de Xavi Hernandez ao comando dos catalães na Europa ainda não mostrou nada de muito diferente de uma equipa manifestamente em crise. Teve mais posse de bola e ocasiões, é certo, mas no último minuto podia ter perdido a partida, com uma perdida 'milimétrica' de Seferovic.
O Benfica repete assim o 0-0 de 2012, num dos terrenos mais difíceis do futebol europeu e onde apenas um clube luso ganhou, o FC Porto.
O Bayern já ganhou o grupo, com 15 pontos, e recebe o FC Barcelona, que tem sete. O Benfica, com cinco, recebe o Dínamo de Kiev (um ponto apenas).
Ou seja, se o 'Barça' não vencer em Munique, arrisca-se a ser passado ou igualado pelo Benfica, que tem melhor confronto direto.
Não é só o Bayern que está 'em grande' nesta Liga dos Campeões - o mesmo se pode dizer do Chelsea, detentor do troféu, que goleou a Juventus em Londres por 4-0.
Ao mesmo tempo, Malmoe e Zenit empatavam 1-1, pelo que a conjugação dos dois resultados dá o apuramento aos londrinos, no grupo H.
Mais que isso, o Chelsea chega a primeiro do grupo, com os mesmos 12 pontos que a Juventus, mas que perde no confronto direto.
Trevoh Chalobah (25), Reece James (55), Hudson-Odoi (58) e Timo Werner (90+5) fizeram os golos do campeão em Stamford Bridge.
Já sem capacidade de influir nas contas do apuramento, o Zenit empatou na Suécia mesmo no fim com o golo de Rakitskiy, de grande penalidade, que coloca os russos na Liga Europa.
O golo do Malmoe foi apontado por Rieks, aos 28 minutos.
Em Lille, quatro portugueses entraram em campo pela equipa francesa, na receção ao Salzburgo - Renato Sanches, Xeka, José Fonte e Tiago Djaló.
A vitória do Lille, por 1-0 (golo do canadiano Jonathan David, aos 31), conjugada com o triunfo do Sevilha, de Julen Lopetegui, sobre o Wolfsburgo, por 2-0 (golos de Joan Jordan aos 12 e Rafa Mir, aos 90+7) deixa tudo adiado no grupo para a última jornada.
O Lille é o novo líder, com oito pontos. Continuam na 'corrida' o Salzburgo, que tem sete, o Sevilha, que tem seis, e mesmo o Wolfsburgo, que segue com cinco.
No grupo F, o Manchester United resolveu a qualificação hoje à tarde, com o 2-0 em Villareal, com mais um golo de Cristiano Ronaldo. Depois, ficou a saber que até ganha o grupo.
No jogo da noite, a Atalanta empatou 3-3 em Berna com o Young Boys, o que deixa o segundo lugar totalmente em aberto para a sexta jornada.
O MU tem 10 pontos e já não cai da liderança. O Villareal ainda é segundo, com sete pontos, mais um que a Atalanta, com quem terá uma 'finalíssima' em Bergamo. Só o Young Boys, com quatro pontos, já sabe que está fora da 'Champions', mas ainda espreita a Liga Europa.
No estádio Wankdorf de Berna, Zapata adiantou a Atalanta, aos dez minutos. Depois, o Young Boys empatou por Siebatcheu, aos 39, antes dos italianos passarem de novo para a frente, por Palomino, aos 51.
Sierro, aos 80, e Hefti, aos 84, operaram a reviravolta e davam então ao Young Boys a esperança de continuar na luta pelo apuramento. Muriel, aos 87, empatou e fez o resultado final, que deixa a Atalanta em boa posição para conseguir o 'bilhete' para os oitavos de final.