loading

Covid-19: Seis casos da variante Ómicron identificados na Escócia

O secretário de Estado da Saúde da Escócia anunciou hoje a descoberta de seis novos casos da Ómicron, a nova variante do coronavírus, elevando para nove o total no Reino Unido.

Covid-19: Seis casos da variante Ómicron identificados na Escócia

Humza Yousaf disse hoje que pediu às autoridades de saúde pública que realizassem um rastreamento de contactos de todos os casos, sublinhando que é preciso agir com “cautela” até que se saiba mais sobre a variante.

No fim de semana, as autoridades de saúde detetaram três casos da variante, o que levou o governo britânico a endurecer as regras sobre o uso de máscaras e testes a pessoas que chegam ao país.

O Governo britânico, que detém a presidência rotativa do G7, anunciou no domingo a convocação de uma "reunião de emergência" dos ministros da Saúde do grupo para lidar com a questão da variante Ómicron do coronavírus.

Os ministros da Saúde dos sete países mais ricos - França, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido – vão reunir-se hoje “para discutir a evolução da situação sobre a Ómicron".

A decisão foi tomada após terem sido detetados casos desta nova variante do coronavírus em vários países, em todo o mundo.

Embora a pandemia já tenha vitimado mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, desde o final de 2019, a chegada, durante a semana passada, da variante Ómicron foi considerada "preocupante", na sexta-feira, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Identificada inicialmente na África do Sul, a Ómicron levou vários países a encerrar as suas fronteiras com os países da África Austral - incluindo África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Namíbia, Lesoto, Essuatíni (ex-Suazilândia), Moçambique – bem como outros países africanos - incluindo Zâmbia, Maláui ou Angola – apesar dos apelos da OMS para que as fronteiras permaneçam abertas.

A covid-19 provocou pelo menos 5.193.392 mortes em todo o mundo, entre mais de 260,44 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?