A maioria dos clubes de futebol da Espanha, sem o apoio do Real Madrid e do FC Barcelona, ratificou hoje um acordo de 1.994 milhões de euros com o fundo de investimento britânico CVC Capital Partners, anunciou a LaLiga.
O acordo, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária da LaLiga, prevê que o fundo de investimento britânico CVC Capital Partners injete nas competições 1.994 milhões de euros em troca de nove por cento dos direitos audiovisuais durante 50 anos.
O acordo teve o apoio de 37 dos 42 clubes de futebol que integram a primeira e segunda divisões, quatro votos contra e uma abstenção e uma primeira injeção económica de 400 milhões de euros chegará aos clubes dentro de poucas semanas.
Através deste acordo, a CVC torna-se “um parceiro industrial da LaLiga e dos seus clubes com o objetivo de impulsionar o seu crescimento global, continuando a transformação em uma empresa global de entretenimento digital”, refere o organismo.
A LaLiga disse que 70% do dinheiro que chega aos clubes deve ser usado para “investimentos ligados a infraestrutura, desenvolvimento internacional, posicionamento de marca e produto, estratégia de comunicação, inovação e tecnologia, e um plano de conteúdo para plataformas digitais e redes sociais”.
Apenas 15% da verba que chegar aos clubes pode ser usada para novas contratações de jogadores e os restantes 15% serão destinados ao pagamento de dívidas, refere ainda a LaLiga.
Real Madrid, FC Barcelona e o outro clube de primeira linha, o Athletic Bilbau, criticaram a iniciativa apresentada pela primeira vez pela LaLiga no início deste ano e, recentemente, tentaram promover um plano alternativo de investimento por meio de bancos.