loading

LC: Benfica 'herda' Ajax que goleou Sporting, inacessível City para os 'leões'

O Benfica trocou de histórico na repetição do sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, do Real Madrid para o Ajax, enquanto o Sporting passou de uma ‘doce’ Juventus para um inacessível Manchester City.

LC: Benfica 'herda' Ajax que goleou Sporting, inacessível City para os 'leões'

A anulação do primeiro sorteio foi nefasta para os campeões lusos, cuja percentagem de hipóteses de inédito apuramento para os quartos de final caiu drasticamente, ficando perto do zero, tendo em conta a qualidade do vice-campeão em título.

A formação de Pep Guardiola, e que conta no seu plantel com os internacionais lusos e ex-benfiquistas João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, todos titulares indiscutíveis, é uma das grandes favoritas ao título - o seu primeiro -, que lhe escapou na época passada na final do Dragão (0-1 com o Chelsea).

Os ‘citizens’ são os atuais líderes da ‘Premier League’ e estão nos oitavos de final pela nona vez consecutiva, enquanto os ‘leões’ apenas estiveram nesta fase em 2008/09, sofrendo uma histórica goleada global por 1-12 face ao Bayern Munique.

A equipa ‘leonina’ tem, porém, as melhores recordações do Manchester City, que superou nos oitavos de final da Liga Europa de 2011/12, com um triunfo caseiro por 1-0, selado por Xandão, e um desaire por 3-2 em Inglaterra, onde Matías Fernández e Van Wolfswinkel apontaram os tentos da formação lusa.

Nessa temporada, o Sporting chegaria às meias-finais da segunda competição da UEFA, sendo eliminado pelos espanhóis do Athletic Bilbau (2-1 em casa e 1-3 fora).

Se os ‘leões’ enfrentam uma das atuais melhores equipas da Europa, lado a lado com Liverpool e Bayern Munique, o Benfica encontra um dos históricos, um Ajax com quatro títulos europeus, conquistados em 1970/71, 1971/72 e 1972/73, com uma equipa em que pontificava Johan Cruyff, e em 1994/95.

Face à venda constante dos melhores jogadores, o conjunto de Amesterdão tem agora dificuldades em bater-se com os melhores, mas esta época conta novamente com excelente ‘fornada’, como mostrou na fase de grupos, vencendo todos os encontros.

O Sporting foi uma das vítimas dos holandeses, que golearam em Alvalade por 5-1 e venceram em Amesterdão uma equipa ‘leonina’ com muitos suplentes por 4-2, num total de 9-3 que assusta, sendo que cinco golos - quatro em Lisboa - foram de Sébastien Haller.

Os ‘encarnados’ já encontraram várias vezes o Ajax, sendo que os últimos encontros aconteceram na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2018/19: o Benfica perdeu por 1-0 em Amesterdão, sobre o final, e registou-se uma igualdade a um golo na Luz.

Muito antes, nas décadas de 60 e 70 do século passado, os ‘encarnados’ também não foram felizes com os holandeses na Taça dos Campeões, caindo nos ‘quartos’ de 1968/69 (3-1 fora, 1-3 em casa e 0-3 após prolongamento em campo neutro) e nas meias-finais de 1971/72 (0-1 em Amesterdão e 0-0 em casa).

O Ajax ocupa presentemente o segundo lugar do campeonato holandês, para o qual caiu no fim de semana, ao perder por 2-1 na receção ao AZ Alkmaar. Soma os mesmos 36 pontos do Feyenoord (terceiro) e menos um do que o líder PSV Eindhoven.

No que respeita aos outros confrontos dos ‘oitavos’, a repetição do sorteio hipotecou o reencontro entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, facilitando a vida ao internacional português e dificultando a do ‘astro’ argentino.

O Manchester United, de Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot, vai medir forças com o Atlético de Madrid, de João Félix, que tinha apanhado o Bayern Munique no sorteio anulado, enquanto o PSG, de Messi, Danilo e Nuno Mendes, encontra o Real Madrid – os ‘merengues’ bem queriam manter o Benfica.

Tal como o City, o Bayern Munique (frente ao Salzburgo), o campeão em título Chelsea (Lille) e o Liverpool (Inter de Milão) são claros favoritos, enquanto a história dá vantagem à Juventus, que seria ‘ideal’ para os ‘leões’, no confronto com o Villarreal.

Os jogos da primeira mão dos oitavos de final realizam-se em 15, 16, 22 e 23 de fevereiro, com as equipas lusas a começarem em casa, e os da segunda mão em 08, 09, 15 e 16 de março.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?