O Marítimo venceu hoje na receção ao Vizela por 2-0, em jogo da 16.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que permite aos insulares ficar mais distantes da zona de descida da prova.
No primeiro encontro entre as duas formações na I Liga portuguesa de futebol, os golos ficaram reservados para a segunda parte, por intermédio de Joel Tagueu, aos 54 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e de Rafik Guitane, aos 72, numa segunda metade em que a equipa vizelense atuou com menos uma unidade, depois da expulsão, com vermelho direto, de Nuno Moreira, aos 45+1.
Fustigada por um surto de covid-19 [seis casos confirmados), a formação madeirense apresentou três alterações em relação à equipa utilizada na pesada derrota na Luz (7-1) e recorreu a elementos da equipa B e sub-23 para completar o banco.
O Vizela, que chegou ao Funchal moralizado com a vitória sobre o Sporting de Braga (1-0) e consequente apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, apenas realizou duas alterações, nas laterais.
O treinador Álvaro Pacheco apostou em Richard Ofori e Koffi Kouao para os lugares de Igor Julião e Kiki, tendo surpreendido ao manter o guardião Pedro Silva em vez de Charles, ex-maritimista, que até então vinha sendo opção nos jogos da I Liga.
Os minhotos entraram melhor no embate, com Bruno Wilson, ao minuto três, a dar seguimento a um cruzamento de Kiko Bondoso, mas a acertar com estrondo na trave da baliza defendida por Paulo Victor, novamente importunado pouco depois por Nuno Moreira, através de um remate de meia distância.
O Marítimo foi subindo as linhas e protagonizou o seu primeiro lance do minuto 23. Assistido pelo lateral Victor Costa, Joel, em posição frontal, atirou às redes do Vizela, remate travado por Pedro Silva no limite.
O conjunto vizelense ficou reduzido a 10 elementos ainda no primeiro tempo, após Nuno Moreira ser expulso, por agredir com o cotovelo Cláudio Winck.
Os 'verde rubros' não demoraram a adiantar-se na segunda metade, com Joel a desbloquear o marcador na sequência de uma grande penalidade, assinalada após Pedro Silva derrubar Alipour, que seguia isolado.
O Marítimo dilatou a vantagem aos 72, com Guitane a finalizar uma jogada de insistência da melhor maneira. Pedro Silva conseguiu conter as duas primeiras investidas, a primeira do próprio médio francês e a segunda de Joel, acabando batido à terceira tentativa.
Vasco Seabra, a vencer por 2-0, estreou na I Liga dois atletas da equipa B, os médios Filipe Cardoso e Miguel Sousa.