loading

Primeiro-ministro britânico inquieto com elevado endividamento dos clubes ingleses

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, manifestou-se hoje inquieto com o elevado nível de endividamento dos clubes de futebol ingleses e exortou os seus dirigentes a debruçarem-se seriamente sobre as suas responsabilidades.

''Desde há alguns anos, certos clubes de futebol tornaram-se muito endividados. Têm níveis de dívida bem superiores às receitas que são capazes de conseguir com a sua actividade futebolística e direitos televisivos'', advertiu o chefe de governo britânico na sua conferência de imprensa mensal.

''É um problema com que os clubes devem preocupar-se. Causa inquietação aos adeptos e os dirigentes devem debruçar-se seriamente sobre as suas responsabilidades'', acrescentou o primeiro-ministro.

É um problema para os clubes, eles devem geri-lo'', observou.

O triplo campeão de Inglaterra Manchester United, equipa do português Nani, acaba de emitir mais de 500 milhões de libras (572 milhões de euros) de obrigações para refinanciar uma dívida que ultrapassou os 700 milhões de libras (800 milhões de euros).

O Liverpool procura novos investidores que lhe garantam 100 milhões de libras (114 milhões de euros).

O Portsmouth, perseguido pelos credores e sem crédito bancário, está em risco de ter de recorrer a um processo de recuperação judicial e o West Ham, Hull e Wigan estão também com claras dificuldades financeiras.

Depois de ter sustentado durante vários anos que o endividamento não era um problema, devido à rentabilidade do campeonato de Inglaterra, a liga inglesa criou em Setembro um sistema que obriga ao controlo de gestão.

Essa medida permitiu proibir o Portsmouth de contratar novos jogadores.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?