O jornal A Bola, que, segundo o director, teve um ''papel fundamental'' no desenvolvimento do futebol em Portugal, comemora sexta-feira o 65.º aniversário com a ambição de chegar a todo o mundo onde se fala português.
''A Bola mantém como projecto ideal, leve o tempo que levar, criar condições para que o jornal tenha várias edições em vários sítios do mundo onde se fale português e onde as comunidades portuguesas são mais importantes'', disse à Lusa o director do jornal, Vítor Serpa.
Na sexta-feira, para assinalar o aniversário, A Bola publica um suplemento especial ''virado para a história do jornal que foi fundamental no desenvolvimento e crescimento do futebol'', avançou.
''Nos primeiros anos de A Bola, o futebol em Portugal dava os primeiros passos para um profissionalismo. Mais do que um jornal de informação, A Bola era, nessa altura, um jornal de promoção e desenvolvimento do desporto, especialmente do futebol'', sustentou Vítor Serpa.
O crescimento ''súbito e muito acentuado'' do jornal deu-se na década de 1960, ''com as duas vitórias do Benfica na Taça dos Campeões Europeus, a vitória do Sporting na Taça das Taças e o terceiro lugar de Portugal no campeonato do mundo de 1966''.
É nessa altura que o jornal português começa a ter ''excelentes relações'' com o francês L'Équipe, o espanhol Marca e o italiano La Gazzetta dello Sport e ''é considerado um dos quatro grandes jornais desportivos no âmbito internacional'', lembrou o director, acrescentando que isso ''foi decisivo para que A Bola se fosse afirmando até à década de 1990, quando passou a ser publicado diariamente''.
O objectivo de ter edições em todo o mundo português começou a ser concretizado no ano passado, que ficou marcado pela chegada do jornal às bancas angolanas.
A Bola distribui três dias por semana (segundas, quintas e sábados) uma edição em Angola composta por um caderno principal editado em Portugal e uma secção dedicada ao desporto angolano feita a partir de Luanda.
''Tem sido um sucesso. Agora estamos a fazer 20 páginas em cada edição dedicadas à Taça das Nações Africanas (CAN)'', afirmou Vítor Serpa.
A ideia agora é ''alargar, de uma forma cada vez mais consistente, a distribuição do jornal nas províncias de Angola''.
''Já fizemos umas experiências no Lobito e em Benguela e tivemos boa aceitação. Sentimos que há um enraizamento no mercado angolano, que aceitou muito bem este jornal'', disse.
A Bola tem uma tiragem de 120 mil exemplares, não sendo conhecidas os números oficiais das suas vendas já que este diário desportivo não disponibiliza essa informação à Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens e Circulação.
De acordo com Vítor Serpa, em Dezembro de 2009 A Bola registou uma subida nas vendas de cerca de dez por cento, em relação ao período homólogo.
No entanto, Vítor Serpa garante que é na Internet que a liderança ''é total'', estando à frente de qualquer órgão de informação nacional.