A Associação de Futebol da Madeira (AFM) anunciou hoje o adiamento das jornadas do próximo fim de semana, para “tentar perceber a dimensão das dificuldades” em implementar as novas medidas de contenção da Covid-19 impostas pelo Governo Regional.
Em comunicado, o órgão que tutela o futebol e futsal madeirenses deu a conhecer “o adiamento da jornada do fim de semana de 05 e 06 de fevereiro para o futebol e futsal de formação”.
A decisão da AFM veio no seguimento do “reajustamento das medidas necessárias para a contenção e controle da pandemia na Região Autónoma da Madeira”, anunciadas pelo Governo Regional na segunda-feira, entrando em vigor em 01 de fevereiro e prevista até 28 deste mês.
A AFM refere-se ao ponto 12 do conjunto de medidas anunciadas pelo executivo madeirense, que determina a exigência do “esquema vacinal completo e dose de reforço com 14 dias de evolução ou a apresentação de Certificado de Recuperado” aos cidadãos que pretendam realizar qualquer atividade na comunidade, incluindo, as desportivas.
“Determinar a obrigatoriedade dos cidadãos que pretendam aceder ou frequentar qualquer atividade na comunidade, designadamente restaurantes, bares, discotecas, ginásios, atividades desportivas e demais atividades culturais, sociais, recreativas e similares, possuírem esquema vacinal completo e dose de reforço com 14 dias de evolução ou a apresentação de Certificado de Recuperado”, pode ler-se nas medidas publicadas no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM).
O mesmo documento dá conta de que os cidadãos que não possuírem nenhum dos documentos referidos, terão de “apresentar um teste Trag de despiste de infeção por SARS-CoV-2, a efetuar semanalmente a expensas do próprio”.
Perante esta situação, a AFM solicitou aos clubes filiados “o envio do número de jovens com plano vacinal, no sentido de perceber a dimensão das dificuldades de cada clube quanto à implementação das medidas”, com o objetivo de intervir junto das entidades competentes.