loading

Crónica: Golo de Safira 'vale ouro' para o Belenenses SAD ante o Vitória de Guimarães

O Belenenses SAD venceu hoje o Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, o que constitui uma ‘prova de vida’ nas suas ambições de manutenção na competição.

Crónica: Golo de Safira 'vale ouro' para o Belenenses SAD ante o Vitória de Guimarães

Um golo de Safira, aos 50 minutos, valeu três preciosos pontos aos ‘azuis’, que permitem ao lanterna-vermelha ter ao alcance a possibilidade de deixar os lugares de despromoção.

Dois conjuntos a atravessar fases bem diferentes enfrentaram-se hoje no Estádio do Jamor: o Belenenses SAD vive um momento de ‘remodelações’, depois de ter operado a entrada de vários jogadores desvinculados, com o mercado de transferências já encerrado, enquanto o Vitória se apresentava altamente moralizado, após ter vencido o sempre disputado dérbi do Minho ante o Sporting de Braga.

Com a moral em alta, a equipa visitante procurou entrar sufocante nos 10 minutos iniciais, no entanto sem mais conseguir do que alguns cruzamentos para a área do Belenenses SAD, que chamou a si a posse do esférico no quarto de hora seguinte, ‘congelando’ a bola em seu poder e, depois, procurando lançar os seus atacantes em profundidade.

Essa situação teve ‘motivou’ dos amarelos para o Vitória – Borevkovic, aos nove, e Tomás Händel, aos 20 – e uma desmarcação para Safira, que obrigou a uma saída veloz de Bruno Varela para evitar que pudesse consumar-se o remate.

Perante um cenário de muita chuva e um relvado em excelentes condições, os minhotos exerceram alguma superioridade nos minutos finais da primeira parte, com correspondência num cabeceamento de Rochinha, que passou por pouco ao lado da baliza do Belenenses SAD.

O regresso dos balneários realizou-se já sem chuva e com uma equipa local revitalizada em confiança e a colocar-se na frente do resultado.

Aos 50 minutos, um cruzamento tirado por Carraça pela direita chegou à área e até Safira, que dispôs de espaço para dominar e atirar para a vantagem dos da casa, o que suscitou desde logo a intenção do Vitória em reagir com uma substituição.

Desta forma, Pepa lançou Nélson da Luz e o emblema visitante conseguiu acercar-se das redes adversárias num par de ocasiões.

O golo esteve iminente, mas na área contrária, em função de um Belenenses SAD que, em vantagem, saía em velocidade com perigo e intenção, assim obtendo uma tripla oportunidade para marcar aos 60, com um remate de Camará, para excelente defesa de Bruno Varela, que defendeu ainda a recarga de Carraça. Baraye voltou à carga e atirou ao poste direito.

O Vitória procurava ‘mexer’ com o encontro e promoveu três alterações de uma assentada, o que ajudou a impulsionar o seu conjunto para as proximidades da baliza do guarda-redes Luís Felipe e cruzar com perigo.

Numa dessas situações, Jorge Fernandes cabeceou, por pouco, ao lado aos 71, e até final o conjunto visitante povoou o meio-campo e área adversários, com tentativas de remate constantemente bloqueadas pela defesa e guardião dos ‘azuis’.

O Belenenses SAD conseguiu, em esforço, resistir ao ‘assalto’ vitoriano à sua baliza, alcançando uma muito desejada vitória – a terceira em toda a temporada e as três no Jamor – que lhe permite, ainda que não abandonando o último posto (15 pontos), ter o penúltimo classificado, o Arouca, ao alcance de três pontos e o primeiro adversário colocado acima dos lugares de descida, o Famalicão, a cinco.

Por seu turno, o Vitória não conseguiu evitar o desaire e por conseguinte continua igualado com o Estoril Praia na sexta posição, com 30 pontos somados.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?