loading

Taça Portuga: Rio Ave vence Sp. Braga na «lotaria» das penalidades

O Rio Ave apurou-se hoje para as meias finais da Taça de Portugal de futebol ao vencer o Sporting de Braga, por 6-5, numa sessão de desempate por 'penaltis' com 18 remates, após o 0-0 no final do prolongamento.

Taça Portuga: Rio Ave vence Sp. Braga na «lotaria» das penalidades
Futebol 365

O anfitrião Sporting de Braga teve duas oportunidades de sair vencedor, mas Hugo Viana e Renteria desperdiçaram as defesas anteriores do seu guarda-redes e seria Rodriguez a chutar para fora o 18.º ‘penalti’, dando o triunfo à equipa de Vila do Conde.

O Rio Ave junta-se assim a FC Porto e Naval, faltando conhecer o vencedor do jogo entre Paços de Ferreira e Desportivo das Chaves que se realiza quinta feira.

Foi um jogo de fraca qualidade e o pior do Sporting de Braga em casa nesta temporada, claramente a sentir a ausência da segurança e dinâmica de Vandinho e, sobretudo, da capacidade de acelerar o jogo de Mossoró, jogadores castigados que assistiram à partida na tribuna ao lado do presidente ''arsenalista'', António Salvador.

O Rio Ave mostrou mais frescura física e, mesmo sem ter dominado o encontro, pertenceram-lhe em quantidade e qualidade os melhores lances da partida, pelo que foi indiscutivelmente um justo vencedor.

Na primeira parte, a equipa ''arsenalista'' até teve mais tempo a bola em seu poder, mas raramente conseguiu fazer alguma coisa de positivo com ela.

O Rio Ave foi equilibrando a contenda e protagonizou os principais lances de perigo: Chidi colocou Eduardo à prova (27), Sidnei cabeceou para defesa atenta do internacional português (29) e, logo a seguir, Wires rematou com muita força e a bola passou perto do poste esquerdo.

A equipa da casa só acordou nos últimos cinco minutos e apenas aos 39 criou a primeira jogada perigosa na primeira parte.

Alan cruzou da direita, mas Meyong e Rafael Bastos não conseguiram emendar para o fundo da baliza e o remate de ressaca que se seguiu, de Luís Aguiar, de fora da área, causou calafrios, mas apenas ganhou um canto.

Aos 44 minutos, jogada similar pela direita, agora com Filipe Oliveira a cruzar e Rafael Bastos a falhar o remate bem no centro da área.

No reatamento, a equipa de Vila do Conde entrou melhor e criou duas oportunidades no mesmo minuto (48) e pelo mesmo jogador, mas Eduardo defendeu bem ambos os remates de Sidnei.

Mas a segunda parte não trouxe um jogo melhor e as oportunidades de golo voltaram a ser praticamente inexistentes.

Aos 58 minutos, nota para uma boa iniciativa de Filipe de Oliveira que, já dentro da área, tirou alguns adversários do caminho, mas rematou muito por alto.

O Rio Ave respondeu aos 73 minutos com um excelente remate de André Vilas Boas, de fora da área, que obrigou Eduardo a uma boa defesa.

O jogo seguiu para prolongamento e os primeiros sinais de perigo pertenceram novamente ao Rio Ave: aos 97, após bom trabalho de Sílvio pela esquerda, Chidi rematou com muito perigo, mas a bola foi prensada para canto e aos 103 minutos o avançado nigeriano voltou a ''disparar'' de fora da área, agora para defesa vistosa de Eduardo.

Falha de ideias e ''espremida'' fisicamente, o único lance merecedor de destaque da equipa bracarense neste período foi um remate de Hugo Viana aos 119 minutos que saiu muito perto da baliza de Mora. O posterior desempate através de remates da marca dos 11 metros castigou o vazio da equipa bracarense.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?