
A Câmara de Matosinhos vai apoiar, em 2022, 51 instituições concelhias de âmbito desportivo e social, oferecendo a possibilidade de utilizar 30 equipamentos municipais, cujos encargos financeiros ascendem a 2,7 milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia refere que a cerimónia de assinatura dos protocolos relacionados com a utilização, ao longo do ano de 2022, das Instalações Desportivas Municipais por múltiplas entidades terá lugar no sábado, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, dando continuidade a uma colaboração consagrada há vários anos “no seio da política municipal.
Atualmente, esta colaboração traduz-se no apoio direto a 51 instituições concelhias, sendo 40 de âmbito desportivo e 11 de índole social.
De acordo com o município, estas entidades dispõem, através deste acordo, da possibilidade de utilização dos 30 equipamentos desportivos municipais sob a gestão da Matosinhos Sport, E. M., sendo os encargos financeiros, no valor anual de 2.727.729 euros, assegurados através do Contrato Programa celebrado, para o ano de 2022, entre a Câmara Municipal de Matosinhos e esta empresa municipal.
“Com esta medida é possível apoiar a prática federada, nos diferentes escalões etários, a sensivelmente 10 mil atletas, com maior ênfase para aqueles que pertencem às camadas jovens, bem como a praticantes com um cariz mais informal, nomeadamente no âmbito do desporto adaptado e outras realidades sociais mais desfavorecidas, dando continuidade à política da autarquia de acesso gratuito de um desporto para todos”, salienta o município de Matosinhos.