loading

ll Liga: 'Fortaleza' e golo sobre o intervalo garantem liderança ao Casa Pia

O Casa Pia isolou-se hoje, provisoriamente, na liderança da II Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 1-0 o Nacional, graças a um golo marcado em cima do intervalo, na partida da 23.ª jornada.

ll Liga: 'Fortaleza' e golo sobre o intervalo garantem liderança ao Casa Pia

O central Vasco Fernandes assinou, aos 45+2 minutos, o tento que deu aos ‘gansos’ a sexta vitória nas últimas oito rondas da prova, num encontro no qual a formação de Pina Manique esteve privada do treinador Filipe Martins, que se encontra internado no hospital, mas com situação de saúde estável.

Numa luta pela subida à I Liga que integra, para já, cinco equipas - o Benfica B, um dos líderes da classificação no início da jornada, não pode, à luz dos regulamentos, ser promovido - o Nacional visitava uma 'fortaleza'.

Em Pina Manique, os madeirenses encontravam a melhor defesa da II Liga, com 12 golos sofridos, com uma diferença de 10 para o segundo melhor registo da competição, o Desportivo de Chaves (22 golos sofridos).

Ciente da complicada tarefa que o esperava, o Nacional entrou apostado em surpreender o último reduto dos 'gansos' desde cedo e nos primeiros cinco minutos dispôs de dois cabeceamentos em zona adiantada.

Marco Matias, com apenas 30 segundos jogados, e Júlio César, aos quatro minutos, colocaram em sentido o Casa Pia, que exercia maior controlo na posse de bola mas demorava em encontrar condições para visar a baliza adversária.

Os insulares tinham em Marco Matias o seu principal foco de perigo: esteve próximo do golo, aos 22 minutos, não fosse uma rápida saída de Ricardo Batista ter negado os seus intentos, e aos 34, num remate que contou com 'contributo' do forte vento que se fazia sentir.

Porém, nos minutos finais da primeira metade, o Casa Pia fez sentir o seu poderio na área adversária e, em ambos os casos, por Jota, que obrigou António Filipe a uma defesa de apurados reflexos e, noutra situação, foi desarmado por corte 'salvador' de José Gomes.

O esforço da equipa da casa teria frutos a segundos do intervalo, aos 45+2 minutos, num canto batido para a pequena área e para uma tentativa de corte de Róchez, que seguiu para o segundo poste, onde Vasco Fernandes cabeceou para o 1-0.

O Nacional procurou regressar dos balneários com a mesma capacidade do período inicial e criou perigo aos 57 minutos, num remate cruzado de Francisco Ramos, mas Vasco Fernandes quase bisava aos 61. A partida seguia interessante, com os insulares em busca da igualdade e os lisboetas, dotados de atacantes velozes, procurando explorar o espaço existente. Nesse registo, Saviour Godwin quase marcou aos 69 minutos.

Nos 20 minutos finais, o Casa Pia geriu com inteligência a preciosa vantagem perante o conjunto visitante que procurou jogar no meio-campo adversário, mas que raramente conseguiu acossar a baliza casapiana. As intenções dos madeirenses assentaram em cruzamentos para a área ou em situações de bola parada sempre controladas por Ricardo Batista e pela defesa do Casa Pia.

Com a vitória, o emblema de Pina Manique passou a somar 46 pontos e é líder isolado da II Liga pelo menos até à próxima segunda-feira, quando o Benfica B (43 pontos) receber o Farense e cumprir o seu encontro relativo à 23.ª jornada.

No que respeita ao Nacional, sexto classificado (36 pontos), perdeu a oportunidade de se aproximar de Desportivo Chaves (42), Feirense (42) e Rio Ave (41), concorrentes pela subida de escalão e mais concretamente pelo terceiro posto.

Programa da jornada

Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2022
Ac. Viseu - Leixões, 1 - 2

Sábado, 19 de Fevereiro de 2022
Vilafranquense - Académica, 2 - 1
Casa Pia - Nacional, 1 - 0

Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Penafiel - Sp. Covilhã, 1 - 1
Feirense - Rio Ave, 0 - 0
FC Porto B - Desp. Chaves, 0 - 0
Trofense - Mafra, 1 - 3

Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2022
Benfica B - Farense, 3 - 0
CF Estrela Amadora - Varzim, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?