loading

Fórmula 1: Ferrari no topo no segundo dia de testes em Barcelona

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) terminou o segundo de três dias de testes da pré-temporada de Fórmula 1, em Barcelona (Espanha), no topo da tabela de tempos, batendo o McLaren do australiano Daniel Ricciardo ao ‘cair do pano’.

Fórmula 1: Ferrari no topo no segundo dia de testes em Barcelona
Futebol 365

Leclerc fez a sua melhor volta em 1.19,689 minutos, com pneus médios, deixando o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri) na segunda posição, a 0,229 segundos, com pneus mais macios.

O francês foi o piloto que mais voltas efetuou hoje ao traçado catalão (147), contra as 78 de Leclerc que, ainda assim, não bateu o tempo de 1.19,568 conseguido pelo britânico Lando Norris (McLaren) na véspera.

Daniel Ricciardo foi hoje o terceiro, a 0,599 segundos, depois de ter terminado a sessão da manhã como o mais rápido.

O piloto da McLaren efetuou 126 voltas.

O russo Nikita Mazepin (Haas) teve um problema com a bomba de combustível, enquanto o mexicano Sérgio Perez (Red Bull) sofreu um problema na caixa de velocidades, que provocou a primeira interrupção da sessão, ainda antes da pausa de almoço.

O britânico George Russell (Mercedes) foi o quarto mais rápido, a 0,848 segundos e na frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que foi quinto, a 0,857 segundos.

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) terminou na cauda do pelotão, a 2,873 segundos, com 40 voltas realizadas.

Tanto a Mercedes como a Red Bull, que hoje não teve o holandês Max Verstappen em pista, optaram por aprimorar a fiabilidade em vez de apostarem em voltas rápidas.

Mas, após dois dias de testes, já deu para ver a Ferrari a um bom nível, tal como a McLaren.

No entanto, os novos regulamentos, que retiram importância à aerodinâmica numa tentativa de possibilitar aos monolugares rodarem mais juntos e, com isso, estimular as ultrapassagens, estão a criar uma dificuldade adicional às equipas.

O efeito solo dos carros tem levado a uma maior instabilidade da traseira a velocidades mais elevadas, num fenómeno conhecido como ‘purpoising’, que faz os carros ondular para cima e para baixo.

Um efeito que as equipas não conseguiram replicar nos simuladores antes de ir com os carros para a pista, pelo que foram apanhadas de surpresa pelos níveis de ‘purpoising’ provocados pelo asfalto.

Um fenómeno que já não se via desde os anos de 1980, numa altura em que o efeito solo, que ‘agarra’ o carro ao asfalto, permitia aos monolugares rodarem mais juntos.

A primeira bateria de testes termina esta sexta-feira em Barcelona.

Os pilotos regressam à ação nos dias 10 a 12 de março, no Circuito de Sakhir, no Bahrain.

O campeonato começa a 20 de março, precisamente no circuito do Bahrain.

Melhores tempos do segundo dia de testes em Barcelona:

1. Charles Leclerc, Ferrari, 1min19s689, pneu C3, 78 voltas
2. Pierre Gasly, AlphaTauri, 1min19s918, pneu C4, 146 voltas
3. Daniel Ricciardo, McLaren, 1min20s288, pneu C4, 126 voltas
4. George Russell, Mercedes, 1min20s537, pneu C3,65 voltas
5. Carlos Sainz, Ferrari, 1min20s546, pneu C3, 71 voltas
6. Sebastian Vettel, Aston Martin, 1min20s784, pneu C3, 73 voltas
7. Sergio Pérez, Red Bull, 1min21s430, pneu C3, 78 voltas
8. Nikita Mazepin, Haas, 1min21s51, pneu C3, 41 voltas
9. Alexander Albon, Williams, 1min21s531, pneu C3, 47 voltas
10. Ghanyu Zhou, Alfa Romeo, 1min21s885, pneu C3, 71 voltas
11. Nicholas Latifi, Williams, 1min21s894, pneu C3, 61 voltas
12. Lance Stroll, Aston Martin, 1min21s920, pneu C3, 55 voltas
13. Mick Schumacher, Haas, 1min21s949, pneu C3, 66 voltas
14. Esteban Ocon, Alpine, 1min22s164, pneu C3, 124 voltas
15. Valtteri Bottas, Alfa Romeo, 1min22s288, pneu C3, 21 voltas
16. Lewis Hamilton, Mercedes, 1min22s562, pneu C2, 40 voltas

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?