FC Porto e Sporting de Braga vão manter-se como os representantes portugueses na Liga Europa, depois de terem ultrapassado o ‘play-off’ e confirmado a terceira presença, cada, nos oitavos de final da competição.
Os ‘dragões’ capitalizaram o triunfo obtido há uma semana sobre a Lazio (2-1), na primeira mão, e consumaram o apuramento para a próxima fase graças a um empate 2-2 no reduto dos romanos, enquanto os minhotos ‘anularam’ o desaire sofrido na Moldávia (0-2) durante o tempo regulamentar e, depois, venceram o Sheriff no desempate por grandes penalidades, por 3-2.
FC Porto e Sporting de Braga juntam-se nos oitavos de final a Lyon, Mónaco, Spartak de Moscovo, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Estrela Vermelha, Bayer Leverkusen e West Ham - que se qualificaram diretamente da fase de grupos e que são os possíveis adversários das equipas lusas -, e são acompanhados por FC Barcelona, Sevilha, Betis, Leipzig, Atalanta e Rangers, que hoje também ultrapassaram o ‘play-off’.
No Olímpico de Roma, e tal como tinha sucedido no Estádio do Dragão, o FC Porto viu-se em desvantagem, com um golo do ‘inevitável’ Ciro Immobile, só que o iraniano Mehdi Taremi, de grande penalidade, e o colombiano Matheus Uribe ‘selaram’ a reviravolta da formação comandada por Sérgio Conceição, de nada valendo aos ‘laziali’ o tento de Danilo Cataldi, em tempo de compensação.
Os portistas, que tinham ‘caído’ da fase de grupos da Liga dos Campeões, conseguem a terceira presença nos oitavos de final da Liga Europa, depois de 2010/11 e 2013/14, sendo que na primeira ocasião venceram o troféu (1-0 ao Sporting de Braga, na final) e na segunda ‘caíram’ nos ‘quartos’, perante o Sevilha.
Tal como os ‘azuis e brancos’, também o Sporting de Braga ‘carimbou’ a terceira presença nos ‘oitavos’ da prova, depois de fazer história no Minho, já que, em 23 presenças na Europa, a equipa ‘arsenalista’ nunca tinha recuperado de uma desvantagem superior a um golo em eliminatórias europeias.
Além de terem atingido a ‘marca’ de 100 golos na Liga Europa (desde 2009/10, sem pré-eliminatórias), graças a Iuri Medeiros e Ricardo Horta, que empataram a eliminatória (2-0) com o Sheriff, os minhotos revelaram-se, depois, mais certeiros no desempate por grandes penalidades e acabaram por seguir em frente.
Fora da próxima fase da prova ficou o Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins, que, depois de já ter perdido em Itália (2-1), foi novamente derrotado pela Atalanta, em casa, por 3-0, com um golo do dinamarquês Joaquim Maehle e um ‘bis’ do ucraniano Ruslan Malinovskiy, que não esqueceu o conflito que se vive no seu país e exibiu uma camisola que dizia “no war in Ukraine” [parem a guerra na Ucrânia, em tradução livre].
Afastado dos ‘palcos’ a que esteve habituado nas 17 épocas anteriores, ou seja a fase a eliminar da Liga dos Campeões, o FC Barcelona consumou o apuramento para os ‘oitavos’ da Liga Europa com um triunfo por 4-2 no reduto do Nápoles, uma semana após o empate 1-1 em Nou Camp.
Jordi Alba, Frenkie de Jong, Gerard Piqué e o reforço de ‘inverno’ Pierre-Emerick Aubameyang, que já leva quatro golos em cinco partidas pelos catalães, assinaram os tentos da formação comandada por Xavi Hernández, enquanto Lorenzo Insigne, de penálti, e Matteo Politano marcaram para os napolitanos, que contaram com o lateral internacional português Mário Rui.
A grande surpresa do ‘play-off’ acabou por se consumar na Escócia, onde o Borussia Dortmund, que também tinha sido relegado da Liga dos Campeões, foi incapaz de inverter a derrota caseira com o Rangers na primeira mão (2-4) e não foi além de um empate 2-2 em Glasgow.
Os golos de Jude Bellingham e Donyell Malen revelaram-se insuficientes para os germânicos, já que James Tavernier ‘bisou’ para os escoceses e colocou a equipa de Giovanni van Bronckhorst nos oitavos de final pelo terceiro ano seguido.
Sevilha, Betis e Leipzig também confirmaram a presença na próxima fase, sendo que apenas os germânicos venceram o seu jogo, diante da Real Sociedad, por 3-1 (2-2 na primeira mão) e com André Silva a ‘faturar’ o segundo tento dos ‘touros vermelhos’, depois de já ter falhado uma grande penalidade na primeira parte, que foi ‘salva’ pela recarga certeira de Willi Orbán.
Com a ajuda de Rui Silva e William Carvalho, o Betis empatou 0-0 com os russos do Zenit e capitalizou o triunfo por 3-2 alcançado na primeira mão, enquanto o rival Sevilha perdeu por 1-0 em Zagreb, mas beneficiou da vitória por 3-1 no primeiro jogo com o Dinamo.
O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa está agendado para sexta-feira, a partir das 11:00 (hora de Lisboa), em Nyon, na Suíça.