O FC Porto qualificou-se pela terceira vez seguida para os oitavos de final da Liga dos Campeões, após a federação europeia (EHF) ter atribuído a vitória aos ‘dragões’ frente aos ucranianos do HC Motor.
A EHF atribuiu uma vitória por 10-0 e os respetivos dois pontos ao FC Porto no jogo com o HC Motor, da última jornada do grupo B da Liga dos Campeões, cancelado face à impossibilidade da presença da equipa ucraniana em Portugal.
O FC Porto ‘fecha’ o grupo com 11 pontos e, apesar de ainda não ter a posição final definida, por faltarem disputar três jogos da última jornada, não poderá ser ultrapassado pelos romenos do Dínamo Bucareste, atual sétimo posicionado, que soma oito.
A EHF decidiu que os três jogos que faltava disputar ao HC Motor – frente a FC Barcelona, Paris Saint-Germain e FC Porto – são validados com 10-0 em golos e dois pontos para os clubes adversários.
Esta decisão foi tomada após o HC Motor ter informado a EHF que, dada a situação atual na Ucrânia, invadida pela Rússia, é impossível para o clube disputar os referidos jogos.
Esta é a terceira vez consecutiva que os ‘dragões’ se qualificam para os oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de terem sido eliminados em 2020/21 pelos dinamarqueses do Aalborg, por terem marcado menos golos fora (32-29 no Porto e 27-24 na Dinamarca).
Em 2019/20, os ‘azuis e brancos’ asseguraram a presença nos ‘oitavos’, fase na qual iriam defrontar o Aalborg, mas esta ronda foi suprimida e a competição avançou diretamente para as meias-finais, devido à pandemia de covid-19.