A seleção portuguesa de andebol feminino voltou hoje a vencer a Eslováquia, por 23-21, na quarta jornada do Grupo 5 de qualificação para o Europeu de 2022, aumentando a expectativa de apuramento para a fase final.
Três dias depois de se ter imposto às eslovacas, por 24-21, em Paredes, Portugal repetiu a ‘dose’ em Topolcany, na Eslováquia, graças a uma segunda parte de grande nível, na qual recuperou da desvantagem de 14-12 ao intervalo, muito por força dos seis golos marcados por Maria Pereira.
A seleção nacional manteve-se no terceiro lugar do grupo, agora com quatro pontos, atrás da Hungria e da Espanha, que totalizam seis pontos e com as quais perdeu nas rondas anteriores por 34-24 e 23-22, respetivamente, enquanto a Eslováquia ocupa a última posição, ainda em ‘branco’ e já eliminada.
A equipa liderada pelo selecionador José António Silva recebe a Hungria em 20 de abril e desloca-se a Espanha três dias mais tarde, em dois desafios que decidirão as duas equipas qualificadas para o Europeu de 2022, cuja fase final se realiza na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro, entre 04 e 20 de novembro.
Após um início equilibrado, com vantagens mínimas para as duas equipas até ao parcial de 4-4, a Eslováquia beneficiou da exclusão de Bebiana Sabino para se distanciar (7-4), mas duas exclusões na equipa visitante permitiram que Portugal voltasse à liderança (9-8).
A seleção anfitriã conquistou uma vantagem de quatro golos (14-10) na reta final da primeira parte – a maior até essa altura -, aproveitando a fase de maior desacerto da equipa lusa, que reagiu e conseguiu reduzir para 14-12, estabelecendo o resultado ao intervalo.
Portugal recuperou a concentração defensiva na segunda parte, o que, aliado à ineficácia atacante do adversário (que esteve mais de 13 minutos sem marcar), permitiu à formação das ‘quinas’ voltar a comandar o marcador, conquistando a sua maior vantagem quando chegou a 22-18.
A Eslováquia ainda reduziu a diferença para apenas um golo (22-21), mas a guarda-redes portuguesa, Isabel Góis, impediu que alguns erros defensivos cometidos pelas suas colegas na reta final da partida pudessem comprometer o precioso triunfo.