O tenista grego Stefanos Tsitsipas, número cinco mundial, foi eliminado na terceira ronda do Masters 1.000 de Indian Wells, deixando o torneio norte-americano reduzido a apenas um jogador do ‘top 5’, o espanhol Rafael Nadal.
Nadal, quarto classificado do ranking mundial e quatro cabeça de série na prova californiana em piso duro, impôs-se na segunda-feira ao britânico Daniel Evans, 29.º na hierarquia da ATP, por 7-5 e 6-3, após uma hora e 43 minutos de confronto.
O espanhol é o único dos cinco primeiros favoritos a seguir para os oitavos de final, uma vez que Tsitsipas, quinto pré-designado, foi afastado pelo norte-americano Jenson Brooksby, número 43 do mundo, por 6-1, 3-6 e 2-6, num encontro que teve a duração de duas horas e quatro minutos.
Também na segunda-feira, o russo Daniil Medvedev, que há duas semanas desalojou o sérvio Novak Djokovic da liderança do ranking, foi eliminado pelo francês Gael Monfils, 28.º jogador mundial, por 6-4, 3-6 e 1-6, após duas horas e sete minutos em ‘court’.
O moscovita assumiu a liderança mundial de forma efémera, pois na Califórnia defendia 250 pontos, enquanto o sérvio Novak Djokovic, que falhou a prova por não estar vacinado contra a covid-19, não tinha pontos a defender em Indian Wells e vai regressar ao topo da hierarquia.
No domingo, o alemão Alexander Zverev, terceiro na classificação da ATP, tinha sido batido na estreia em Indian Wells – uma vez que esteve isento de disputar a ronda inaugural -, pelo norte-americano Tommy Paul, 39.º do ranking, por 2-6, 6-4 e 6-7 (2-7).