O defesa português Nélson Monte, fugido da Ucrânia devido ao ataque militar russo, foi hoje contratado pelo clube andaluz de futebol Almeria, atual segundo classificado da segunda divisão espanhola.
O polivalente defensor de 26 anos, que se notabilizou ao serviço do Rio Ave, representava o Dnipro, mas viu-se obrigado a viajar de carro até à Roménia com a família, no final de fevereiro, devido às hostilidades em território ucraniano.
Com a suspensão das competições desportivas ucranianas e a autorização especial por parte da FIFA, o atleta pôde transferir-se e ser agora inscrito em Espanha.
No Almeria, Monte vai encontrar um lote de compatriotas composto pelo defesa Daniel Carriço, o médio Samuel Costa e o avançado Dyego Sousa.
“É forte na marcação, contundente no jogo aéreo e tem sentido de antecipação. Tecnicamente, tem um bom nível e pode sair a jogar com bola com critério”, lê-se no sítio oficial do Almeria na Internet.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.