A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-17 goleou hoje a de Montenegro, por 8-1, em Viseu, e vai discutir com os Países Baixos o apuramento direto para o Campeonato da Europa de 2022.
No Estádio Municipal do Fontelo, Portugal adiantou-se muito cedo, aos cinco minutos, com um golo de Inês Simas, de grande penalidade.
A capitã de Portugal 'bisou' dois minutos depois, com Rita Almeida a fazer o 3-0, aos nove minutos.
Perante uma frágil seleção de Monenegro, goleada por 11-0 na ronda de abertura pelas neerlandesas, Inês Simas completou um ‘hat-trick’, aos 28 minutos. Já em tempo de compensação no final da primeira parte, aos 45+5, Lara Martins marcou o quinto golo de Portugal, vantagem com que as comandadas de Marisa Gomes foram para o intervalo.
No segundo tempo, a selecionadora nacional rodou a equipa, mas Portugal não tirou o 'pé do acelerador' e chegou aos 6-0 aos 54 minutos, com o ‘bis’ de Lara Martins, para Marta Gago, na sequência de um canto, aumentou para 7-0, aos 70.
Na resposta, Montenegro chegou ao golo de honra, numa desatenção da defesa portuguesa, com Durkovic a bater Victória Almeida.
Ana Catarina Ferreira, de grande penalidade, fechou o marcador, aos 75 minutos.
Portugal e Países Baixos, ambos com duas vitórias, vão decidir na terça-feira, no Estádio João Cardoso, em Tondela, a primeira posição no Grupo 7, que garante o apuramento direto para fase final do europeu, na Bósnia e Herzegovina, jogo que as lusas estão obrigadas a vencer, por terem pior 'goal-average'.