Um Benfica cansado reforçou hoje a liderança da Liga de futebol com um triunfo caseiro, por 1-0, sobre o vizinho e ‘lanterna vermelha’ Belenenses, com um golo solitário do avançado paraguaio Oscar Cardozo.
Apesar de defrontar o último classificado do campeonato, o clube da Águia não teve uma tarde de sábado nada fácil e bem pode agradecer a Óscar Cardozo que, com o 17º golo na competição, evitou uma surpresa no Estádio da Luz.
Depois de, na passada terça-feira, ter conquistado um lugar na final da Taça da Liga ao vencer no terreno do Sporting, o Benfica voltou às contas do camopeonato e, mais uma vez, entrou com o pé direito no jogo contra o Belenenses. Logo aos 10 minutos, Ramires tirou um cruzamento perfeito da direita ao qual correspondeu, de cabeça, Óscar Cardozo para o 1-0. O paraguaio assinou o 17º golo na Liga e o cenário prometia uma tarde descansada no Estádio da Luz.
No entanto e apesar de ocuparem o último lugar da classificação, os azuis do Restelo responderam bem e ficaram a centímetros do empate aos 27 minutos. Depois de um ressalto de bola, Fajardo ficou frente a frente com o guarda-redes Quim, mas o remate do médio passou ao lado do poste da baliza encarnada. O Benfica estava menos perigoso do que o habitual, mas, a sete minutos do intervalo, teve uma jogada de ataque deliciosa, com uma tabela entre Fábio Coentrão e Saviola a permitir ao primeiro surgir em boa posição perante Bruno Vale, mas a tentativa de chapéu do esquerdino tirou tinta ao poste da baliza belenense.
A segunda parte não trouxe grandes novidades ao perfil do jogo, com o Benfica instalado no meio-campo adversário e o Belenenses a procurar, sempre que tinha oportunidade, surpreender. Mas foram os donos da casa que estiveram sempre mais perto de voltar a festejar, com destaque para as duas oportunidades perdidas por Welden, aos 72 e 83 minutos.
Pelo meio, um contra-ataque benfiquista permitiu a Cardozo isolar-se, com o paraguaio a ver Bruno Vale fora da área e a rematar de imediato após passar a linha de meio-campo. O guarda-redes defendeu com as mãos, sendo expulso pelo árbitro da partida. A inferioridade numérica impediu que o Belenenses procurasse o empate com mais afinco, mas, no primeiro minuto de compensação, a equipa forasteira ainda provocou um grande susto aos adeptos encarnados. Mano assinou um remate de muito longe e a bola saiu a escassos centímetros do alvo. O Benfica suspirou de alívio e acabou por somar os três pontos que lhe permitem manter o primeiro lugar da classificação.
Ainda este sábado, o FC Porto, terceiro classificado, visita o terreno do Leixões.