O Sporting de Braga venceu hoje o Vizela, por 1-0, com um golo de Iuri Medeiros, num jogo da 29.ª jornada da I Liga de futebol em que alinhou com menos um durante toda a segunda parte.
O golo solitário de Iuri Medeiros (39 minutos) deu aos bracarenses a terceira vitória consecutiva no campeonato, algo que ainda não tinham conseguido esta época.
Além disso, o Sporting de Braga aproveitou a derrota caseira do Gil Vicente com o Moreirense (2-1) para ‘cavar’ uma distância de nove pontos para os gilistas, quintos classificados, e, assim, dar por praticamente garantido o quarto lugar a cinco jornadas do fim.
Já o Vizela, que jogou com mais uma unidade toda a segunda parte, deve queixar-se da falta de eficácia, porque teve várias ocasiões claras para marcar, e não deu sequência ao triunfo fora de portas da última jornada (2-1 ao Estoril Praia) e marca passo na cauda da tabela classificativa.
O Sporting de Braga tem uma importante deslocação a Glasgow, na quinta-feira, para decidir o acesso às meias-finais da Liga Europa e Carlos Carvalhal mudou meia equipa.
Além de não poder contar com o castigado Al Musrati, ‘poupou’ Fabiano, Tormena, Rodrigo Gomes e Abel Ruiz, apostando em Paulo Oliveira, Diogo Leite, Moura e Vítor Oliveira, num sistema de 4x4x2, diferente do habitual 3x4x3.
Já o Vizela apresentou duas alterações em relação ao Estoril Praia, com a titularidade de Alvarado e Zohi em vez de Claudemir (castigado) e Nuno Moreira (lesionado).
O jogo começou intenso e, aos oito minutos, Ricardo Horta obrigou Pedro Silva a defesa difícil.
A equipa ‘arsenalista’ assumiu completamente o comando de jogo, enquanto o Vizela praticamente só defendia e dificultava a entrada da equipa ‘arsenalista’ na sua área, pelo que só um toque de ‘magia’ de Ricardo Horta, com um fantástico toque de calcanhar a servir Iuri Medeiros, desbloqueou essa ‘teia’ defensiva.
Com um remate cruzado que ainda bateu em Rashid, o extremo não perdoou e fez o único golo da partida, o sétimo na I Liga (dez no total).
Ainda antes do intervalo, os bracarenses ficaram reduzidos a 10 unidades por expulsão de Vítor Oliveira que, ao tentar um pontapé de bicicleta, acertou em cheio na cara de Ivanildo Fernandes (44).
O mesmo defesa central do Vizela cabeceou com muito perigo em cima do intervalo (45+2), único lance ofensivo digno de registo dos da casa no primeiro tempo.
O Sporting de Braga reentrou para a segunda parte com Fabiano no lugar de Yan Couto e, pouco depois, Carvalhal descansou mais um elemento da defesa, com Tormena a render David Carmo (53).
Na segunda parte, o Vizela desperdiçou várias ocasiões para marcar, com Raphael Guzzo, que tinha sido lançado pouco antes, a dar o mote, rematando contra Matheus (55).
O técnico do Vizela, Álvaro Pacheco, estreou o ponta-de-lança chinês Guo Tianyu (68), mas foi Kiko Bondoso a rematar já bem dentro da área - Matheus foi outra vez ‘muralha’ com uma grande defesa (69).
Quatro minutos depois, Samu atirou muito por cima, em excelente posição na área, assistido por Ofori.
O Vizela carregava e Rashid com um ‘tiro’ de fora da área esteve muito perto do empate (83), tal como Raphael Guzzo, cinco minutos depois, após ‘oferta’ de Diogo Leite.
Quase na última jogada do desafio, num contra-ataque conduzido por Ricardo Horta e Gorby, o ‘capitão’ bracarense falhou o segundo após assistência do médio francês (90+6).