O Sporting de Braga eliminou todos os 12 adversários que bateu em casa na primeira mão de confrontos das taças europeias de futebol, numa lista de ‘luxo’ à qual quer adicionou na quinta-feira o Rangers.
Entre as ‘vítimas’ dos ‘arsenalistas’ estão equipas como Liverpool, Sevilha, Celtic, Parma, Spartak Moscovo e Mónaco, este o último ‘convidado’, nos oitavos da final da edição 2021/22 da Liga Europa.
Face aos monegascos, o conjunto de Carlos Carvalhal venceu por 2-0 em casa, com tentos de Abel Ruiz e Vítor Oliveira, ou simplesmente Vitinha, e, depois, empatou 1-1 no principado, onde o avançado espanhol voltou a faturar.
Nos quartos de final, o Sporting de Braga ganhou novamente vantagem no primeiro jogo, ao vencer na ‘pedreira’ por 1-0, com novo tento de Abel Ruiz, aos 40 minutos.
De acordo com a história dos ‘arsenalistas’, as possibilidades de chegar às ‘meias’ são, assim, de 100%, já que os minhotos nunca desperdiçaram nas taças europeias uma vantagem conquistada em casa no jogo da primeira mão.
Nas 12 vezes que isso aconteceu, só uma vez não conseguiram a qualificação nos 90 minutos, quando necessitaram de prolongamento para superar o Chievo, em 2006/07.
Na primeira eliminatória da Taça UEFA, com Carlos Carvalhal ao ‘leme’, os ‘arsenalistas’ venceram em casa os italianos por 2-0, com tentos de Paulo Jorge, aos seis minutos, e Wender, aos 90+2, na transformação de uma grande penalidade.
Em Verona, os transalpinos conseguiram igualar a eliminatória, por Titibocchi, aos 38 minutos, e Godeas, aos 68, mas, no prolongamento, Wender foi o ‘herói’ do apuramento dos ‘arsenalistas’, ao faturar aos 104, de cabeça, após cruzamento do lateral esquerdo Carlos Fernandes.
Nas restantes 11 eliminatórias que começou com triunfos caseiros, o Braga selou sempre a qualificação nos 90 minutos, sendo que só perdeu mais dois jogos na segunda mão, ambos de forma tangencial, e após vitórias expressivas.
Em 1978/79, na primeira ronda da Taça UEFA, os ‘arsenalistas’ perderam por 3-2 no reduto do Hibernians, de Malta, após um 5-0 caseiro, e, em 2010/11, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, cederam por 2-1 em Glasgow, depois de terem batido em casa o Celtic por 3-0.
De resto, os ‘arsenalistas’ somaram seis vitórias e três empates, merecendo destaque os confrontos de 2006/07, com o Parma (1-0 em casa e 1-0 fora), e da histórica época 2010/11, com Sevilha (1-0 e 4-3) e Liverpool (1-0 e 0-0).
Para manter o registo de 100% de apuramentos após vitórias caseiras, o Sporting de Braga precisa de não perder quinta-feira na Escócia, sendo que um desaire por um golo atira a decisão da eliminatória para prolongamento.
Os ‘arsenalistas’ foram uma vez afastados após triunfo no jogo inaugural, mas numa eliminatória que começou fora: ganharam por 1-0 no reduto do Pandurii, mas, depois, perderam em Braga por 2-0, no ‘play-off’ da Liga Europa de 2013/14.
O encontro entre Rangers e Sporting de Braga, da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa em futebol, realiza-se na quinta-feira, no Estádio Ibrox, em Glasgow, a partir das 20:00.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.