loading

Crónica: Vizela ‘carimba’ manutenção ao empatar com Marítimo em jogo ‘vivo’

O Vizela assegurou hoje a manutenção na I Liga portuguesa pela primeira vez, ao empatar na receção ao Marítimo (1-1), num embate da 33.ª jornada intenso a espaços, com a supremacia a oscilar entre as equipas.

Crónica: Vizela ‘carimba’ manutenção ao empatar com Marítimo em jogo ‘vivo’
Futebol 365

Consumada com os tentos do vizelense Kiko Bondoso, ao minuto 56, e do maritimista Guitane, aos 61, o empate levou o conjunto minhoto, 14.º da tabela, aos 33 pontos, seis acima do Tondela, formação que perdeu hoje no reduto do Gil Vicente e que ocupa o 16.º lugar, o do ‘play-off’ de manutenção, quando resta cumprir uma jornada.

Depois da estreia na divisão maior do futebol nacional na época 1984/85, em que foi 16.ª e última classificada, a equipa ‘azul’ logrou pela primeira vez a manutenção entre a elite, festejada por quase todos os 4.519 espetadores presentes no Estádio do Futebol Clube de Vizela.

Com Cassiano de regresso ao trio de ataque, por troca com Nuno Moreira, o Vizela apareceu em campo com futebol rápido e ofensivo, ‘embalado’ pelo ruidoso apoio dos seus adeptos, e demorou seis minutos a ameaçar pela primeira vez o golo, num livre de Schettine travado por Miguel Silva.

A partir do minuto 10, a equipa madeirense, oitava da tabela, com 38 pontos, encontrou caminhos para se libertar da pressão vizelense, com incursões ocasionais à área de Pedro Silva, mas sem o domínio a meio-campo para inverter uma ‘corrente’ que se manteve favorável aos anfitriões, várias vezes instalados na metade adversária do relvado.

Apesar da troca de Samu, lesionado, por Raphael Guzzo, ao minuto 19, a equipa de Álvaro Pacheco foi a que mais tentou o golo até ao intervalo, tendo rondado a baliza maritimista por mais duas vezes, numa bola de Kiko Bondoso a que o guardião contrário se opôs, aos 27, e numa interceção de Vítor Costa a negar o golo inaugural a Guzzo, aos 35.

A face do jogo mudou após o reatamento, com os jogadores treinados por Vasco Seabra a avançarem no terreno para se acercarem da baliza vizelense e colocarem o guarda-redes Pedro Silva à prova, num remate de André Vidigal, ao minuto 50.

Há hora de responder, o Vizela ‘silenciou’ o ascendente insular com o primeiro golo do desafio, apontado por Kiko Bondoso na pequena área, numa emenda a dar sequência a um cruzamento da direita.

O Vizela parecia capaz de recuperar a supremacia, até pela expulsão do treinador ‘verde-rubro’ Vasco Seabra, três minutos volvido, num lance tenso junto ao ‘seu’ banco de suplentes, mas um erro de Ofori, ao dominar uma bola de peito no interior da sua área, deixou a bola à mercê de Guitane para o golo do empate.

A partir daí, as equipas repartiram o domínio e as oportunidades, com o ‘vizelense’ Alex Méndez, isolado, a rematar à malha lateral, aos 72 minutos, e Alipour depois, aos 82, a obrigar Pedro Silva a defesa apertada.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?