loading

Liga Sagres: Guimarães vence (0-1) U. Leiria e sobe ao quarto lugar

O Vitória de Guimarães subiu hoje ao quarto lugar da Liga portuguesa de futebol, depois do triunfo por 1-0 no reduto da União de Leiria, na 21ª jornada, num jogo em que Nuno Assis fez a diferença.

Liga Sagres: Guimarães vence (0-1) U. Leiria e sobe ao quarto lugar
Futebol 365

O médio foi fundamental, pois mostrou classe e arte num encontro globalmente muito fraco, que resolveu, ao criar o lance da grande penalidade, convertida pelo brasileiro Andrezinho, aos 65 minutos.

O conjunto vimaranense subiu ao quarto lugar, ultrapassando o Sporting, que tem, contudo, menos um jogo (recebe domingo o FC Porto) do que a equipa de Paulo Sérgio.

O embate entre duas das equipas que lutam pela UEFA foi uma deceção. A primeira parte foi sonolenta, uma coleção de passes errados, quedas e tropeções. Depois o jogo melhorou, mais pela emoção do que por outra coisa.

O Vitória de Guimarães esteve melhor, conseguindo a espaços fazer funcionar o futebol rendilhado do seu meio campo. Nuno Assis foi o protagonista e viria a mostrar-se decisivo.

Do lado da União de Leiria, a equipa sentiu sempre dificuldades para chegar à frente. Mas, nos lances de bola parada, os leirienses colocaram Nilson à prova por duas vezes, em livres de Ronny, aos 20 e 37 minutos.

Silas apareceu em jogo nos minutos finais do primeiro tempo e a União de Leiria recuperou algum terreno que antes era dos vimaranenses.

Esse foi o mote para o recomeço: Cássio marcou um golo bem anulado por fora de jogo e Pateiro atirou para as mãos de Nilson. Marco Soares, aos 54 minutos, teve o golo nos pés mas viu Nilson defender quase milagrosamente. Depois de Nuno Assis, Nilson foi a figura do encontro.

Com os leirienses mais atrevidos após o intervalo, começaram a surgir espaços para o contra-ataque do Vitória de Guimarães. Numa dessas fugas, Roberto atirou ao lado, aos 55 minutos, e depois foi João Alves a falhar à entrada da pequena área e de baliza aberta uma oportunidade clara.

Em crescendo, o Vitória de Guimarães desorientava a União de Leiria e o golo parecia próximo. Aos 58 minutos, Ronny esqueceu-se de Nuno Assis, o médio avançou para a baliza e, quando fintou Hélder Godinho, foi tocado.

O árbitro Jorge Sousa expulsou o guarda-redes e, sete minutos depois, já com o júnior Michael na baliza, Andrezinho fez o único golo do encontro na transformação da grande penalidade, muito contestada pelos locais.

Com menos um (Carlão saiu para entrar Michael), a União de Leiria foi à procura do empate e Paulo Vinícius esteve perto, num cabeceamento que Nilson defendeu com espetacularidade.

Apesar das entradas de Tiago Luís e Zahovaiko para o ataque leiriense, foi o Guimarães que se aproximou do segundo golo. A 10 minutos dos 90, numa grande jogada de Nuno Assis, Marquinho viu Michael esticar-se e desviar para canto. Instantes depois, só as pernas de um defesa impediram o golo de Fábio Felício.

O jogo teve nove minutos de descontos, porque Michael teve de trocar de meias quando entrou e, no tudo por tudo dos leirienses, Zahovaiko e Tiago Luís quase empataram.

Mas, também o Guimarães podia ter dilatado o marcador nos descontos, após novo malabarismo de Nuno Assis, que viu Michael travar o remate. O triunfo ficou para o Vitória de Guimarães, que manteve a tendência: hoje conseguiu a oitava vitória nos 15 jogos que fez em Leiria.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?