O regresso do Desportivo de Chaves ao topo do futebol português é importante para a “afirmação” de toda uma região do Alto Tâmega, destacou hoje o presidente da Câmara local, Nuno Vaz.
“Esta é uma vitória de uma cidade, de um concelho e de uma região. É a vitória que mostra a vontade, o querer e a superação de uma equipa e traduz na presença do Chaves entre os grandes, que merece, como um clube do interior que supera as dificuldades”, realçou à Lusa o autarca flaviense.
O Desportivo de Chaves garantiu hoje a 18.ª e última vaga na I Liga portuguesa de futebol de 2022/23, mesmo perdendo com o Moreirense por 1-0, na segunda mão do ‘play-off’ de acesso ao escalão principal, depois de ter vencido por 2-0 na primeira mão.
No regresso de Moreira de Cónegos, onde assistiu ao vivo à subida do Desportivo de Chaves, três anos depois da última presença, Nuno Vaz destacou a importância para a “afirmação do concelho e do Alto Tâmega”.
“Ajuda a contribuir para a afirmação de Chaves, o seu valor e potencialidade. O Desportivo é o principal embaixador do concelho, do Alto Tâmega e de toda uma região de Trás-os-Montes”, sublinhou o autarca socialista.
Nuno Vaz felicitou ainda “de forma efusiva” a equipa, “os jogadores, equipa técnica, Francisco Carvalho [investidor e presidente honorário do clube], toda a direção e, naturalmente, todos os adeptos”.
“Principalmente aqueles que sempre acreditaram nesta felicidade, que era a subida de divisão”, acrescentou.
Para o presidente da Câmara de Chaves, houve um contágio positivo, de “querer, determinação, vontade, garra e raça” sobre o que é ser transmontano.
“A equipa soube interpretar isso, também foi contagiada e contagiou os adeptos”, salientou.
A autarquia de Chaves recebe esta segunda-feira ao final da manhã a comitiva do Desportivo de Chaves que assegurou mais uma presença no topo do futebol português, adiantou ainda.
Empurrados para o ‘play-off’ de acesso à I Liga na derradeira jornada do segundo escalão, ao terminarem no terceiro lugar, os flavienses, orientados por Vítor Campelos, ultrapassaram o Moreirense, antepenúltimo do principal escalão, em dois jogos, para fazerem a festa da subida.
Esta é a quarta subida ao principal escalão do futebol português para o Desportivo de Chaves: a primeira ocorreu na época 1984/1985, seguindo-se uma segunda, na temporada de 1993/1994 e a penúltima, em 2015/2016.
Em 16 participações no escalão principal, os transmontanos atingiram a glória na década de 1980, quando, na temporada 1986/1987, atingiram o quinto lugar e a qualificação inédita para a antiga Taça UEFA na época seguinte. Em 1989/1990, seguiu-se novo quinto lugar, repetindo a melhor classificação entre os ‘grandes’.