O ciclista russo Ilnur Zakarin, terceiro classificado na Volta a Espanha em 2017, anunciou hoje o fim da carreira com “efeitos imediatos”, devido à expulsão da equipa Gazprom de todas as competições após a invasão da Ucrânia.
Zakarin tinha planeado retirar-se no final da presente temporada, mas a sanção imposta à russa Gazprom, equipa a que chegou em 2021, levou o ciclista a antecipar a decisão de se retirar.
“Anuncio oficialmente o fim da minha carreira desportiva. Estou pronto para seguir em frente, está será uma nova etapa e um novo começo. Estou a começar uma nova etapa na minha vida, ligada ao desporto”, referiu nas suas redes sociais.
O ciclista russo salientou a aposta que vai fazer na Inex Club, equipa que formou para os “amantes do ciclismo”, garantindo que vai “dar o máximo”.
Na sua carreira, Zakarin terminou a Vuelta2017 no terceiro lugar, atrás do britânico Chris Froome e do italiano Vincenzo Nibali, e venceu duas etapas na Volta a Itália, além de uma etapa na Volta a França. Conquistou a Volta à Romandia em 2015 e Volta ao Azerbaijão em 2014, tendo representado Katusha, RusVelo, CCC e Gazprom.