O selecionador Murat Yakin reconheceu hoje que a Suíça tem cometido demasiados erros no Grupo A2 da Liga das Nações, mas espera que a sua equipa apresente uma imagem melhor no segundo encontro contra Portugal, em Genebra.
Os suíços somam três derrotas em outras tantas partidas - com República Checa (2-1), Portugal (4-0) e Espanha (1-0) - e vão, agora, começar a pensar em sobreviver na Liga A, de forma a não serem relegados para a secundária.
“Cometemos muitos erros na defesa e, a este nível na Liga das Nações, não podemos cometer. Temos de mostrar mais eficiência nas nossas ocasiões. Melhorámos muito contra a Espanha, mas claro que [contra Portugal] não vamos conseguir controlar os 90 minutos”, admitiu Murat Yakin, lembrando que diante dos espanhóis, no mesmo palco onde vão receber os lusos, os suíços “controlaram a segunda parte”.
O técnico helvético de 47 anos falava em conferência de imprensa de antevisão ao duelo de domingo, da quarta jornada, dando conta que, além de ser fulcral melhorar, a sorte terá de estar com os locais.
“Não posso fazer um resumo agora [da Liga das Nações]. O objetivo é o próximo jogo, temos de melhorar muito e vamos apresentar uma equipa diferente do jogo em Portugal. Claro que temos de fazer uma análise correta, mostrar o que fizemos de positivo e negativo. Mais uma vez, vamos tentar ter mais sorte”, perspetivou.
Murat Yakin indicou que as “mudanças não vão ser muitas”, contudo garantiu que o guarda-redes titular será o Jonas Omlin, que ainda não se estreou nesta terceira edição da prova continental, podendo ainda lançar de início os defesas Nico Elvedi e Manuel Akanji.
Após três de seis jornadas, Portugal lidera o agrupamento, com sete pontos, contra cinco da Espanha, quatro da República Checa e nenhum da Suíça.
O segundo duelo da ‘poule’ entre Portugal e Suíça está agendado para domingo, às 20:45 locais (19:45 em Lisboa), e será dirigido pelo croata Fran Jovic.
Após estes quatro jogos, a formação das ‘quinas’ cumpre os últimos dois encontros no Grupo A2 em 24 e 27 de setembro, o primeiro na República Checa e o segundo em Braga, perante os espanhóis.
A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.