O Mundial2010 vai ser o primeiro Campeonato do Mundo de futebol transmitido em alta definição em Portugal, anunciou hoje a SportTV, que dedicará o seu principal canal codificado à competição, em regime de exclusividade.
A SportTV HD vai transmitir em alta definição todos os encontros do Mundial da África do Sul (alguns em diferido, quando se iniciem dois jogos ao mesmo tempo) e a programação da SportTV 1 vai ser totalmente dedicada à prova, num total de 14 a 15 horas diárias.
Explorando o facto de ser a única a transmitir em direto todos os jogos do Mundial (sempre que se disputem dois encontros em simultâneo, um deles será transmitido também em direto na SportTV 2), a estação afirma-se ''O canal de todo o Mundial''.
A prioridade será a seleção portuguesa, que começará a ser acompanhada de forma intensiva desde o estágio na Covilhã, com transmissão em direto da maioria dos treinos, mas também os seus adversários, dos quais o Brasil merecerá maior atenção.
O arranque das emissões dedicadas ao Campeonato do Mundo está marcado para quarta feira, a 100 dias do início do evento, com um programa de informação e curiosidades intitulado ''Sonho Africano'', que começará com a duração de sete minutos, mas será mais extenso com o aproximar do pontapé de saída.
Um ''guia oficial'' com a chancela da FIFA, uma série de 16 programas de antevisão da prova e a transmissão de 14 filmes sobre as antigas edições da prova e 20 jogos considerados clássicos marcam a faceta mais institucional da cobertura da SportTV.
Carlos Queiroz, atual selecionador português, Humberto Coelho, Carlos Manuel e Pauleta são quatro das 12 personalidades ''que foram símbolos de Portugal'' em Mundiais e que serão entrevistadas às segundas feiras, a partir de 22 de março.
Além de todos os jogos de Portugal no Campeonato do Mundo, haverá ainda espaço para ''Histórias dos Mundiais'', narrativas contadas por jogadores e treinadores que viveram a competição, e para ''Futebol de salto alto'', em que Karen Matzenbacher entrevista mulheres de futebolistas presentes na África do Sul.
A SportTV, que deslocará quatro equipas de reportagem e dois carros com capacidade para diretos ao continente africano, informou ainda que ''está prevista a personalização do sinal'' nos jogos das seleção portuguesa.