O duelo pela liderança da Liga portuguesa de futebol prossegue este fim de semana entre Benfica e Sporting de Braga, que, por jogar primeiro, no sábado, em Setúbal, pode ultrapassar os ''encarnados'' à condição.
Os ''arsenalistas'', a um ponto do Benfica, deslocam-se ao recinto do Vitória de Setúbal na 22.ª jornada, e, caso pontuem, colocam a pressão do lado da equipa de Jorge Jesus, que domingo recebe o Paços de Ferreira.
O Paços de Ferreira, que testa a liderança do Benfica, esteve em evidência na ronda anterior ao golear o Vitória de Setúbal, por 5-3, na casa dos sadinos.
O FC Porto, que na última jornada sofreu um rude golpe nas aspirações de revalidar o título nacional e alcançar o ''penta'' ao perder com o Sporting em Alvalade, por 3-0, ficando a nove pontos do Benfica, recebe sábado o Olhanense.
A ocupar um lugar pouco habitual, já que é terceiro e cada vez mais longe de Benfica e Sporting de Braga, o FC Porto está agora mais virado para a Liga dos Campeões do que à espera de qualquer deslize dos líderes.
Em crescendo, o Sporting exorcizou alguns fantasmas com as vitórias frente ao Everton (Liga Europa) e FC Porto e no domingo pode dar continuidade à onda de sucessos frente ao ''lanterna vermelha'' Belenenses.
A jogar a favor dos ''leões'', no jogo do Restelo, pode estar o cansaço acumulado pelo Belenenses na deslocação ao Nacional (1-0), prolongada em um dia pelo adiamento do jogo de segunda para terça feira devido ao nevoeiro.
A 22.ª ronda abre sexta feira com a receção da União de Leiria (8.º), que vem de uma derrota caseira com o Vitória de Guimarães (1-0), ao Leixões (15.º), goleado em Matosinhos na última jornada pelo Benfica (4-0).
Também num encontro entre duas equipas que vêm de desaires, o Marítimo (10.º), que perdeu com a Naval 1.º de Maio (2-1), recebe a Académica de Coimbra (12.º), que saiu derrotada em casa pelo Rio Ave (1-0).
Marítimo e Académica de Coimbra vão assim tentar recuperar pontos perdidos frente a adversários teoricamente diretos na tabela, onde procuram também a colagem aos lugares de acesso às provas da UEFA.
Em situação inversa, entre duas equipas que vêm de vitórias, o Rio Ave (9.º) recebe sábado a Naval 1.º de Maio (11.º), num duelo entre candidatos do mesmo campeonato separados apenas por dois pontos.
A jornada ''fecha'' segunda feira com a receção do Vitória de Guimarães (5.º) ao Nacional (7.º), separados apenas por um ponto, num dos encontros mais emotivos da jornada, entre duas equipas na luta pelos lugares europeus.
A formação vimaranense, a dois pontos do Sporting (4.º), vem de uma vitória em Leiria (1-0) e por certo não irá enjeitar a possibilidade de tentar descolar de um adversário direto (Nacional).